Prefeitura realiza mutirão de cirurgias para atender 50 crianças


Cerca de 50 crianças serão operadas neste sábado (24) por médicos da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) em regime de mutirão. O objetivo é diminuir a fila de espera por cirurgias pediátricas do SUS (Sistema Único de Saúde). A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Santa Casa e CIPE.

O presidente da CIPE em Mato Grosso, Augusto Aurélio Carvalho, disse que iniciativas como essa vêm sendo realizadas em todo o Brasil há cinco anos, mas só agora a CIPE encontrou apoio necessário para atender Cuiabá. “Trata-se de uma ação social da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica que depende de parcerias para a sua realização. E pela primeira vez encontramos apoio aqui em Cuiabá, graças à determinação do secretário Kamil Fares e da diretoria da Santa Casa, que nos ofereceram a estrutura necessária”, disse o médico.

O presidente da sociedade mantenedora da Santa Casa, Antônio Preza, informou que oito salas de cirurgia, médicos anestesistas e enfermeiros do hospital foram disponiblizados para a o mutirão. Palhaços do grupo “Doutores da Alegria” também participam da ação, acompanhando as crianças no pré e pós-operatório. “Queremos criar um ambiente de descontração para que tudo ocorra de forma tranquila, célere e eficiente”, disse Preza.

As cirurgias que serão realizadas, segundo o presidente da CIPE/MT, são de média complexidade e as crianças poderão ir para casa no mesmo dia. “Estão previstas cirurgias de fimose, hérnia inguinal e umbilical e outros problemas que costumam acometer as crianças”.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Kamil Fares, o apoio da SMS ao mutirão segue a política determinada pelo prefeito Mauro Mendes de não medir esforços para levar mais saúde e qualidade de vida à população cuiabana. “Com esta ação estaremos aliviando a angústia das famílias e o sofrimento das crianças que esperavam há muito tempo por estas cirurgias. Aos poucos, vamos superando os gargalos da saúde em Cuiabá”.

Fonte:  JC Patrício