Polícia registra 220 casos de abuso sexual de crianças na Grande Cuiabá

Fonte: G1

Números registrados pela polícia também incluem casos de adolescentes. Em muitos casos registrados os agressores são os próprios pais da vítima.

Reprodução
Duzentos e vinte crimes sexuais contra crianças e adolescente foram registrados no primeiro semestre deste ano na Grande Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, em muitos casos registrados os agressores são os próprios pais das vítimas. Em um dos casos registrados na Delegacia de Defesa e Direitos da Criança e do Adolescente, na capital, foi de uma adolescente de 13 anos que estava grávida do próprio pai.
Segundo a delegada Alexandra Fachone, a mãe da adolescente contou em depoimento que ficou espantada porque não esperava esta ação do cônjuge e que o caso só foi descobrir no sexto mês de gestação da jovem. Outro caso, de acordo com a delegada, também foi de um pai com mais de 60 anos que abusou da filha de 13 anos de idade.
Conforme a polícia, a denúncia foi feita pela mãe da adolescente, que contou para a polícia que nunca desconfiou do ex-marido e que só descobriu o caso porque a menina contou que tomava anticoncepcionais comprados pelo pai.
“A vítima de violência sexual não fala que está sendo abusada mas o corpo, o comportamento e principalmente as emoções relatam que algo ruim está acontecendo com esta criança ou adolescente  e deve ser investigado”, disse a delegada.
De acordo com a psicóloga Eliane dos Santos Alves, especialista em terapias de família, a vítima nesses casos costuma apresentar mudanças de comportamento. “Fica mais nervosa, agitada, tem insônia e medo. E também pode ficar agressiva e passar a ter uma compulsão de se lavar sempre”, concluiu.