"O clima azedou de vez" Mendes diz que João Emanuel quer cadeira de prefeito


“Não tenho a menor dúvida de ele quer assumir a prefeitura, mas tenho completa tranquilidade de que estamos numa Capital, onde existe lei, justiç


Dando um tapa com “luvas de pelica” no presidente da Câmara de Vereadores, o prefeito Mauro Mendes (PSB) disse nesta terça-feira (27) que não tem dúvidas quanto ao desejo do titular do Legislativo, João Emanuel (PSD), em assumir a cadeira de chefe do Executivo.
Durante evento de lançamento do projeto Porto Cuiabá - que prevê a revitalização da região do Porto - o prefeito disse que a instauração da CPI dos Maquinários tem, sim, motivação financeira, mas avaliou a possibilidade de também haver um interesse maior por parte de João Emanuel.
“Não tenho a menor dúvida [de ele quer assumir a prefeitura], mas tenho completa tranquilidade de que estamos numa Capital, onde existe lei, justiça, imprensa e pessoas inteligentes. Você pode sonhar com qualquer tipo de ilação, mas entre seus sonhos e a realidade existe uma distância muito grande. A CPI em questão começa com erros gravíssimos. Primeiro, a nomeação dos membros. Segundo, eu não respondo por atos de secretários”, declarou Mauro.
O prefeito reafirmou que João Emanuel esteve no Palácio Alencastro para pleitear o incremento de mais R$ 7 milhões no orçamento da Câmara. A Casa recebe R$ 32 milhões por ano, o que equivale R$ 2,7 milhões por mês. De fato, a presidência fez uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para saber se havia como elevar o duodécimo.
“Não têm direito a nenhum centavo a mais. Eu não vou tirar dinheiro de lugar nenhum para fazer algo ilegal. O presidente João Emanuel requisitou R$ 7 milhões a mais e nós mostramos que não consta esse valor no orçamento extrapola o teto do limite da constituição. Não vai existir nenhum tipo de repasse. Não adianta pressão, não adianta choradeira. O pleito existiu, mas eu não gostaria de falar sobre isso porque eu, como prefeito, não posso dizer algo que eu não possa comprovar efetivamente. Não quero entrar nessa discussão mais porque não vou ocupar meu tempo com conversa fiada”, afirmou o prefeito.
ARQUIVAMENTO DE 4 CPI´S
Durante sessão plenária desta terça-feira, os vereadores Toninho de Souza (PSD) e Chico 2000 (PR) garantiram que João Emanuel já arquivou as três CPI´s propostas pela base aliada do prefeito: da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); do processo legislativo e de grilagem de terras nos bairros Dr. Fábio I e II.
Há na Câmara cinco CPI´s instauradas. Além das três supracitadas, há a CPI dos Maquinários e CPI da CAB Cuiabá. Para o prefeito Mauro Mendes, a Casa de leis precisa investigar todas as denúncias.
“Se foram propostas 5 CPI´s, que todas sejam investigadas. Eu não tenho medo de nada. Propuseram a CPI dos Maquinários, eu disse que o Ministério Público já investigou e pediu o arquivamento. O Tribunal de Contas analisou a documentação e deu um parecer. Eu espero que do lado que todas as CPI´s sejam instaladas de maneira clara e transparente.
Enquanto Mauro Mendes prioriza os trabalhos por Cuiabá e tenta tirar o foco das investigações da pauta, o presidente da Câmara faz o processo inverso e insiste em massificar o assunto. O prefeito fez uma longa explanação sobre a proposta para a região do Porto. Recebeu elogios de ex-gestores, como o ex-prefeito Chico Galindo (PTB) e Robero França (DEM) e chegou a dizer que irá investir R$ 28 milhões na obra, que deverá ser entregue antes da Copa do Mundo, em 2014.

fonte:repórtermt