Ministra vem lançar ‘Plano Cuiabá sem Miséria’ a convite de Mauro Mendes; Silval pega carona


Mauro Mendes e José Rodrigues Júnior no dia em que Tereza Campello disse oA vinda da ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para lançar o ‘Plano Cuiabá sem Miséria’, neste terça-feira (20/08), a partir das 9 horas, no Sest/Senat, foi articulada pelo prefeito Mauro Mendes (PSB), de quem partiu o convite oficial, em 31 de julho. A sucursal de Brasília do Olhar Direto acompanhou o encontro de Mendes e do secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, com a ministra.

Tereza Campello vai aproveitar sua estada em Cuiabá, para, também nesta terça-feira, partir das 14 horas, no Palácio Paiaguás, com o governador Silval Barbosa (PMDB), entregar 31 viaturas para os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros Especializados da Assistência Social (Creas). 


Na época do convite, Tereza Campello elogiou Mauro Mendes e a gestão que tem consolidado em Cuiabá, “por ser capaz de respostas rápidas e eficientes em relação à assistência social”.


A Secretaria de Comunição de Cuiabá explica, em release, que às 8h30, Mauro Mendes recepcionará a ministra no aeroporto Marechal Rondon e, na seqüência, ambos seguirão para o evento, em comboio. “Após o lançamento, será realizada solenidade de formatura de mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)”, explica a Secom Municipal.


Cuiabá sem miséria

O secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, explica, em texto produzido pela Secom, que o plano tem o objetivo de promover a redução da pobreza extrema, que hoje atinge cerca de três mil pessoas em Cuiabá – buscando a inclusão social e a promoção da cidadania, tendo como base a emancipação das famílias, através dos três pilares: garantia de renda, inclusão produtiva e acesso aos serviços públicos.

“O Cuiabá Sem Miséria será implantado em etapas, abrangendo todos os bairros da Capital e buscando as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica, cadastradas no Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, sendo beneficiárias, ou não, de programas sociais”, diz José Rodrigues Júnior, em nota da Secom de Cuiabá.

Além disso, também irá ampliar a cobertura do Cad Único, promovendo a melhoria no programa Busca Ativa, que visa atender as famílias que ainda não estão inseridas nos programas sociais, mas que vivem em pobreza extrema.

Rodrigues Rocha Júnior observa que a pobreza extrema se caracteriza em famílias cuja renda per capita é inferior a R$ 70 mensais, vivendo em locais inadequados, sem infraestrutura e acesso a necessidades básicas. No Brasil, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 11.093 pessoas vivem nessas condições.

Fonte: olhardireto