Tereza Campelo, Silval Barbosa e Mauro Mendes firmam acordos nesta terça, em Cuiabá
Agênca Brasil
Clique para ampliar
Ministra do Combate à Fome, Tereza Campelo, que estará em Cuiabá, nesta terça-feira
DA REDAÇÃO
A ministra do Desenvolvimento e Combate à Fome, Tereza Campelo, visita Mato Grosso nesta terça-feira (20) para o cumprimento de agendas com o Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá.Em evento agendado para às 14h, no auditório Ponce de Arruda, do Palácio Paiaguás, a ministra fará a entrega, ao governador Silval Barbosa e à secretária de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, de 31 automóveis para fortalecimento das ações sociais em 10 municípios que compõem o pólo de Cuiabá.
Tereza Campelo também assinará um termo de cooperação para a expansão do programa estadual de transferência de renda, o Panela Cheia, para os 141 municípios mato-grossenses.
No total, foram adquiridos 217 veículos para o melhor atendimento nas unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros Especializados da Assistência Social (Creas) de todo o Estado, intensificando as ações de busca ativa da população em situação de vulnerabilidade social.
Os municipios beneficiados são: Acorizal – 1 Cras; Barão de Melgaço – 1 Cras; Cuiabá – 13 Cras e 2 Creas; Jangada – 1 Cras e 1 Creas; Nossa Senhora do Livramento – 1 Cras; Nova Brasilândia – 01 Cras; Planalto da Serra – 1 Cras; Poconé – 1 Cras e 1 Creas; Santo Antônio do Leverger – 1 Cras e 01 Creas; e Várzea Grande – 4 Cras e 1 Creas.
Cuiabá
Pela manhã, a ministra Tereza Campelo e o prefeito Mauro Mendes lançam o Plano Cuiabá Sem Miséria, no Sest/Senat, no Coxipó.
Às 8h30, Mauro Mendes recepcionará a ministra no aeroporto Marechal Rondon e ambos seguirão para o evento, marcado para as 9h.
Após o lançamento, será realizada solenidade de formatura de mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, o plano tem o objetivo de promover a redução da pobreza extrema, que hoje atinge cerca de três mil pessoas em Cuiabá.
A meta é buscar a inclusão social e a promoção da cidadania, tendo como base a emancipação das famílias, por meio de três pilares: garantia de renda, inclusão produtiva e acesso aos serviços públicos.
O Cuiabá Sem Miséria será implantado em etapas, abrangendo todos os bairros da Capital e buscando as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica, cadastradas no Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, sendo beneficiárias, ou não, de programas sociais.
Além disso, também irá ampliar a cobertura do Cad Único, promovendo a melhoria no programa Busca Ativa, que visa atender as famílias que ainda não estão inseridas nos programas sociais, mas que vivem em pobreza extrema.
Para garantir o melhor aproveitamento do plano, a prefeitura instituirá um Comitê Gestor Permanente, através de decreto, que será composto pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Governo, Educação, Cidades, Comunicação, Planejamento e Finanças, Esporte e Cidadania, Saúde, Gestão e Procuradoria Geral do Município.
A pobreza extrema se caracteriza em famílias cuja renda per capita é inferior a R$ 70.