João Emanuel, vereadores fazem sessão e afastam presidente

Ato da base do prefeito na Câmara ocorreu com as luzes do plenário apagadas 

Nem mesmo as luzes foram acesas para que a votação fosse feita. Foto: Rafael Costa Rocha/Facebook

Os vereadores que compõem a base do prefeito Mauro Mendes (PSB) reabriram a sessão ordinária da Câmara de Cuiabá, no final da manhã desta quinta-feira (29) e aprovaram o afastamento do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, João Emanuel (PSD).

A sessão foi presidida pelo vereador Haroldo Kuzai (PMDB), vice-presidente da Câmara de Cuiabá. Dezesseis vereadores presentes em plenário aprovaram requerimento assinado pelo líder do prefeito na Câmara, Leonardo Oliveira (PTB), pedindo o afastamento imediato de João Emanuel. Com isso, Júlio Pinheiro (PTB) presidirá uma comissão processante contra o presidente.

O ato da base aliada de Mauro Mendes na Câmara foi feito de forma, no mínimo, curiosa, já que nem mesmo as luzes do plenário estavam acesas. Também não havia microfones, transmissão pela TV Câmara ou taquígrafos registrando a sessão.

Os vereadores da base alegaram que, como membro da Mesa Diretora, o peemedebista vereador Haroldo Kuzai poderia reabrir a sessão e colocar o afastamento em pauta. Caso o afastamento seja concretizado, a Câmara passa a ser presidida pelo primeiro vice-presidente, Onofre Junior (PSB).

Na votação realizada mais cedo, durante a sessão ordinária e de forma oficial, João Emanuel foi mantido no cargo com 13 votos. No total, 25 vereadores compõem a Câmara.