Deputado estadual sugere durante a reunião do Colégio de Líderes desta terça-feira (13) que parlamentares busquem patrocínio junto à iniciativa privada.
O deputado estadual José Riva (PSD) garantiu apoio para a realização do 11º Festival de Cururu e Siriri, previsto para acontecer de 19 a 22 de setembro, na Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
Nesta terça-feira (13), o parlamentar participou de reunião com a secretária de Estado de Cultura (SEC), Janete Riva e representantes da Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri.
Durante o encontro, Riva afirmou que esta tarde (13) , na reunião do Colégio de Líderes, debaterá com os demais deputados estaduais a possibilidade de todos os 24 representantes da Assembleia Legislativa buscarem patrocinadores através de empresas privadas para atender os 30 grupos que participam do festival.
“É um evento importante para a cultura de Mato Grosso e por isso, garantimos o apoio incondicional. Além do auxílio do poder público através do governo do Estado e prefeitura de Cuiabá, vou sugerir durante a reunião do colegiado, que todos os deputados promovam a intermediação junto à iniciativa privada para garantir recursos que serão destinados apenas aos grupos”, explicou Riva.
No ano passado, o evento não foi realizado em função da falta de orçamento. Por isso, a Federação de Cururu e Siriri busca apoio para a realização do evento. “Reconhecemos o esforço da secretária de Cultura para que a maior manifestação da cultura de Mato Grosso aconteça. Como estamos buscando mais incentivos para atender os grupos, gostamos da proposta do deputado Riva, que intermediará junto aos demais deputados que estes entrem em contato com empresários. Isso demonstra a valorização à cultura”, afirmou a presidente da federação, Terezinha Quilombola.
De acordo com a presidente da federação, o custo para a realização do festival é de aproximadamente R$ 800 mil. Porém, foi pedido pelo governo do Estado que o valor seja revisto e reduzido para R$ 500 mil. Destes, metade deve ser destinado pelo Poder Executivo e o restante pela Prefeitura de Cuiabá. Cada grupo possui cerca de 40 componentes e a preocupação atual é em contemplar os representantes.
Janete Riva lembrou que o encontro foi fundamental para sensibilizar a Assembleia Legislativa na preparação para o Festival de Cururu e Siriri. “É um chamamento para que os parlamentares estejam conosco na organização deste evento fundamental para a cultura de Mato Grosso. Com o poder público e iniciativa privada trabalhando juntos, o festival será um sucesso e estaremos nos preparando para mostrar essa tradição durante a Copa do Mundo do próximo ano”, argumentou a secretária de Cultura.
O deputado revelou durante o encontro que defendeu a destinação de parte do orçamento do Poder Legislativo para fomentar a cultura de Mato Grosso. “Porém, no entendimento dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a ação seria indevida e a recomendação foi contrária. Acreditamos que os investimentos na cultura devem ser ampliados, principalmente em função da Copa do Mundo, onde Cuiabá terá uma visibilidade sem precedentes”, argumentou.
COPA DO MUNDO – A Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri já iniciou os preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Os grupos estão elaborando novas coreografias e músicas e montando as apresentações para o período do evento futebolístico na cidade.
Autor: KLEVERSON SOUZA
Fonte: O Nortão
Fonte: O Nortão