A unidade inaugurada pelo Governo do Estado em Vila Valqueire, em março de 2013, participou neste sábado (24/08) do VII Mutirão Nacional de Cirurgia Infantil. Com apenas cinco meses de funcionamento, o Hospital Estadual da Criança já realizou 670 procedimentos cirúrgicos em pacientes de 0 a 19 anos; tornando-se referência na rede pública de saúde em cirurgia-geral, ortopédica, transplante e oncológica.
Neste mutirão foram selecionados 25 pequenos pacientesque aguardavam para corrigir alterações no aparelho gênito urinário – como hérnia umbilical, fimose, hidrocele, testículo ectópico, entre outros. Para o mutirão, o Hospital selecionou equipe de dez médicos, comandada pelo cirurgião Francisco Nicanor, além dos profissionais de enfermagem.
O VII Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança é organizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica.
Inaugurado no dia 4 de março desse ano, o Hospital Estadual da Criança é a primeira unidade do Rio de Janeiro voltada para atendimento pediátrico referenciado. O hospital realiza cirurgias de média e alta complexidade, além do tratamento do câncer, em crianças de zero a 19 anos. Em 28 de março, o hospital recebeu o credenciamento por parte do Sistema Nacional de Transplantes. A unidade conta com 58 leitos de enfermaria, 16 de UTI neonatal, 9 de UTI pediátrica e 8 poltronas de quimioterapia. Oferece exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia e broncoscopia.
Tags: crianças, operações, rio, saúde, unidade
Compartilhe: