A hipocrisia de ações ‘filantrópicas’ como o Criança Esperança


A hipocrisia de ações ‘filantrópicas’ como o Criança Esperança

A hipocrisia da Rede Globo / Criança Esperança: programa arrecada menos de 0,5% do que a Receita Federal está cobrando da Globo
Saiba mais sobre a hipocrisia de ações “filantrópicas” como o Criança Esperança. O Imposto é um dos temas mais quentes do mundo moderno.

Nos Estados Unidos, por exemplo. Barack Obama usou isso como uma arma para atacar seu adversário republicano Mitt Romney. Romney é um homem rico, mas tem pagado bem menos imposto, proporcionalmente, do que um assalariado comum.

Obama o desafiou a publicar o quanto ele pagou nos últimos cinco anos. Se ele fizesse isso, Obama jurou que não tocava mais no assunto. Romney não fez, e se estrepou nas eleições.

No mundo, agora. Um levantamento de um instituto independente chamado TJN mostrou, em 2012, que mais de 30 trilhões de dólares estão escondidos em paraísos fiscais, longe de tributação. Se aquela cifra descomunal fosse declarada, ela geraria impostos de mais de 3 trilhões, considerada uma taxa (modesta) de 10%.

Lembremos. Imposto é chato e ninguém gosta, nem você e nem eu. Mas é com ele que governos constroem escolas, estradas, hospitais etc. Logo, eles são do mais absoluto interesse público.