Após vereador Clovito assinar CPI do Maquinário, prefeito Mauro Mendes fica 'bravo' e demite indicados pelo vereador

REPRESÁLIA APÓS CPI

Welington Sabino, repórter do GD
Otmar de Oliveira
Clovito assinou CPI para investigar gestão Mauro Mendes e prefeito demitiu servidores indicados
Em represália ao vereador Clovito Hugueney (PTB), que voltou da licença saúde no dia e assinou a CPI do Máquinário, e garantiu que não volta atrás para retirar sua assinatura, o prefeito Mauro Mendes (PSB) mandou exonerar todos os servidores lotados na Prefeitura e secretarias, por indicação do vereador. O PTB integra a base de apoio ao prefeito e Clovito que é polêmico e nunca “leva desaforos para casa”, até então, nunca tinha travado um embate tão duro contra o Executivo, dessa vez resolveu manter-se do lado dos parlamentares de oposição sendo peça fundamental para a CPI se tornar realidade.
Apesar da situação e sua posição firme de que não volta atrás em sua decisão, Clovito garante que não é oposição ao prefeito, pois afirma atuar de forma independente e ao lado do povo que o elegeu. Questionado sobre a quantidade de servidores exonerados, o vereador minimizou e disse que foram no máximo 10. “Não tinha tantos, eu tinha poucos [servidores indicados]”, diz o parlamentar que voltou de supresa ao Legislativo no dia 20 de agosto e reassumiu sua vaga ocupada pelo suplente Néviton Fagundes (PTB) que retirou seu nome da CPI e por isso foi obrigado a abrir o espaço ao titular do mandato. Com apoio de Clovito, a oposição conseguiu as 9 assinaturas necessárias para a CPI.
Assim, Mendes não aceitou a “afronta” e mandou exonerar os servidores indicados pelo vereador. Clovito por sua vez sustenta que não deve nada a ninguém e por isso não teme qualquer represália. Por tal motivo, segundo ele, e para defender o povo e ajudar a esclarecer as muitas dúvdidas que pairam no ar, assinou o pedido de CPI formulado pelo social democrata Toninho de Souza. A Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a responsabilidade da gestão Mauro Mendes na polêmica licitação de R$ 9,5 milhões para locação de máquinas e caminhões que teve entre as vencedoras, empresas de propriedade de empresários amigos e sócios de Mauro Mendes em empreendimentos do ramo da mineração.
Ele lamenta pelas exonerações dos servidores. “Inclusive até secretário que teria que tomar posição e pedir pra ficar, que trabalha direitinho, honesto, que trabalha até 8 da noite e não tinha horário pra trabalhar. Isso prova que tem retaliação sim do outro lado. Eu falei na tribuna e vou repetir: não sou oposição ao Mauro Mendes, sou independente nesta Casa a partir de hoje. Tudo que for a favor do povo estarei com ele [prefeito], contra o povo tenho que ficar contra ele. Tenho que ficar do lado do povo que me elegeu”, disse Clovito ao mandar o recado a Mendes.
Sobre as demissões dos servidores, o petebista disse o preifeito agindo com “mágoas” não o atinge diretamente. “Quem vai sofrer com isso são as pessoas que perderam o emprego. Mas enquanto o vereador Clovito estiver vivo, meu povo humilde não passa fome. Eu não deixo”, ressalta.
Clovito garantiu ainda que os funcionários eram pessoas dedicadas e foram demitidos por causa da retaliação do prefeito Mauro Mendes. “Tenho prova de gente que trabalhava sábado e domingo sem receber hora extra, então eles estavam fazendo o papel até mais do que um funcionário da prefeitura. Estavam fazendo isso para ajudar Cuiabá. Quando isso acontece, a retaliação, eu pergunto: Por que ficaram bravos? Eu não posso assinar uma CPI? É difícil, mas tudo bem, eu vou fazer meu papel nesta Casa”, argumenta.
http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/10/materia/392625