A Internet é hoje o local onde podemos encontrar de quase tudo. Esta rede, à escala mundial, tem servido de base de comunicação para aproximar as pessoas…mas há quem se aproveite e a use como “palco sexual”. Segundo noticia avançada pelo semanário SOL, há um grupo de hackers (Sud0h4k3rs), ligados ao Anonymous Portugal, que têm vindo a patrulhar os mais diversos sites e serviços na Internet, com o objectivo de descobrir predadores sexuais de menores.
A equipa de piratas garante que todos os dias encontram centenas de presumíveis pedófilos portugueses.
Quando se fala em grupos de hacking, o primeiro pensamento incide em ataques informáticos, roubo de credenciais, etc. Com o objectivo de mostra o outro lado de um hacker um grupo ligado ao Anonymous Portugal deu agora a conhecer que iniciou uma operação de caça a pedófilos que tentam aliciar menores e que partilham fotografias dos mesmos. Este grupo sublinha que todos os dias encontram centenas de casos e que passam esse informação para as autoridades internacionais.
Por dia, serão centenas, arriscamos a dizer milhares. Não é possível quantificar correctamente, não temos meios para estarmos presentes em todos os chats 24 horas. Somos pais, mães, filhos e temos consciência dos perigos que estão na internet. Sud0h4k3rs
Abusos de bebés e cadáveres de crianças
O Mundo da Internet é infinito….. e a quantidade de informação que podemos adquirir é inimaginável. Os motores de busca como por exemplo a Google, Yahoo ou o Sapo, ajudam os utilizadores a encontrar facilmente, e de uma forma rápida o que procuram.
Mas essa informação, presente em sites que visitamos diariamente, como o Pplware, o Facebook, Google, representam apenas cerca de 20% da Internet. Mas onde estão os restantes 80%??? …a Deep Web é a resposta. É aqui que o grupo diz residir inclusive um fórum de pedofilia de uma comunidade de portugueses.
As conversas relevadas pelos print screens são chocantes. Há relatos de actos sexuais com bebés e um homem que se gaba de trabalhar numa funerária onde tem acesso a cadáveres de menores, explicando com pormenor o que faz e como apaga os seus vestígios.
Com base nos dados recolhidos, o grupo Sud0h4k3rs referiu que a maioria dos pedófilos encontrados são do Norte do país.
Claramente, a zona do país onde identificámos mais indivíduos foi no Norte, mas isso também pode estar relacionado com a facilidade de acesso à internet ou com o grau de instrução. Nos fóruns de pornografia infantil, normalmente as imagens já foram partilhadas o suficiente para que não consigamos detectar a origem e perdemos-lhes o rasto. Ou já são demasiado antigas.
O grupo revela ainda que tem tentado colaborar com o FBI que, ao contrário das autoridades nacionais, lhes pedem para colaborar e ajudar a identificar os predadores sexuais. O grupo recomenda os pais a colocarem os computadores na sala para que haja um melhor controlo (não sendo intrusivo) dos conteúdos acedidos pelos mais novos. Além disso, é igualmente importante que verifiquem o histórico de utilização e que apresentem queixa na esquadra mais próxima caso detectem algum tipo de aliciamento, comportamentos estranho, conversas impróprias e/ou conteúdos menos apropriados. É sempre bom lembrar que esse alerta pode também ser realizado online, através do site Linha Alerta. via SOL