Jovem ativista defende a integração de dados para combater violência contra crianças e adolescentes



O diretor do maior portal de combate a pedofilia no centro oeste, João Batista de Oliveira defende que as Secretarias onde tem atuação na defesa  das crianças e adolescentes, devam aderir ao Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. 
Ele destacou que todo o sistema deverá estar  
instalado nos conselhos tutelares.
E acima  de tudo tem que ter o treinamento
para acessar a ferramenta.
O acesso à ferramenta permitirá aos conselheiros tutelares registrar, acompanhar e encaminhar as medidas apropriadas aos casos de violações contra os direitos das crianças e dos adolescentes de forma ágil e sistemática,afirmou o ativista.


"Com o novo sistema, as secretarias poderá monitorar denúncias, ter indicadores confiáveis sobre os registros de violência e, a partir daí, criar políticas públicas que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes", afirma o maior ativista na luta contra a exploração sexual e pedofilia em Cuiabá, João Batista.

Ele destacou que todo o sistema deverá estar instalado nos conselhos tutelares. E acima de tudo tem que ter o treinamento para acessar a ferramenta.

Sistema – O Sipia possui dados agregados sobre violação contra os direitos das crianças e dos adolescentes em níveis municipal, estadual e nacional, que constituem uma base única para todo o país, voltada à formulação de políticas públicas no setor. Os conselhos tutelares são os responsáveis por receber e apurar essas denúncias, que incluem maus-tratos, crianças fora da escola e trabalho e prostituição infantil ou do adolescente. Aproximadamente 570 municípios já utilizam o programa em todo o Brasil.

Ouvidoria e Disque 100 – Além do novo sistema, que será utilizado pelos conselhos tutelares, a população dispõe de outros canais para fazer denúncias, como a Ouvidoria da Secretaria da Criança ou o Disque 100.

Luta Contra a Pedofilia Cuiabá:
Luta Contra a Pedofilia Cuiabá:

"É imprescindível, para todos nós, ter o apoio do prefeito 
Mauro Mendes (PSB) e da sua esposa Virginia Mendes nesse momento


Alguns Municípios brasileiros já contam com
projetos de combate a pedofilia onde tentam
envolver toda a comunidade
. 
O diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, João Batista de Oliveira, quer a garantia do apoio irrestrito da primeira dama de Cuiabá, Virginia Mendes no combate a pedofilia e às drogas e a valorização da vida, em seu mais amplo sentido, e destacou a defesa da família como prioridade absoluta para o bem estar da sociedade saudável.

"É imprescindível, para todos nós, ter o apoio do prefeito Mauro Mendes (PSB) e da sua esposa Virginia Mendes nesse momento. Combater as drogas, a pedofilia e os desvios de conduta é tarefas que precisamos cumprir diariamente, daí a importância da união entre as forças políticas de Cuiabá", defendeu João Batista.

Um exemplo é o do Portal Todos Contra a
 Pedofilia MT que criou o projeto “A Escola de
mãos dadas contra a pedofilia”. 
Diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, que é considerado como o maior ativista na luta contra a pedofilia em Cuiabá lembrou-se da importância de ações conjuntas para combater o problema. "Sabemos da dificuldade em combater a pedofilia, mas com apoio do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) e da primeira dama Virginia Mendes vai ajudar e muito na rede de atendimento às vítimas", lembrou.

O diretor do portal afirmou que esta tentando marcar  um encontro com a primeira dama de Cuiabá, Virginia Mendes, e destacou que "A família estruturada reflete uma sociedade também estruturada, por isso não podemos permitir nenhuma ameaça a esta estrutura divina". O diretor cobrou mais investimentos nas clínicas para dependentes químicos no estado. “As unidades terapêuticas religiosas estão sozinhas nesta luta”. A medicina não tem leitos suficientes e nem medicamento eficaz para recuperar dependentes. Criaram muitos obstáculos paras as entidades filantrópicas que fazem este beneficio à sociedade.

 A sociedade está perdendo a guerra contra a pedofilia

O Portal Todos Contra a Pedofilia MT realiza anualmente trabalhos de sensibilização contra o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Em 2013, o diretor do portal, João Batista de Oliveira, afirma que retomará os debates com outros Poderes e com a sociedade cuiabana. “É um assunto que incomoda a todos. E diante de tantos casos alarmantes não podemos deixar de buscar alternativas para coibir os abusos contra as crianças e adolescentes”, disse.

O ativista comentou ainda que a campanha tem uma importância fundamental para que as pessoas se conscientizem e façam as denúncias. “Existem muitas crianças e adolescentes que podem estar sofrendo com a pedofilia e as pessoas não fazem as denúncias. A campanha é para conscientizar para que todos possam estar atentos e denunciar, pois para as crianças e adolescentes que sofrem este tipo de abuso, as sequelas são para sempre, mas punir os agressores de maneira exemplar é evitar que novos casos aconteçam e fazer justiça a quem sofre. Calar-se é permitir, denunciar é proteger!”, disse João Batista.

Boa pergunta cadê Janete Riva, José Riva
que se diziam atuante na causa?.
É preciso que todos se unam contra esse mal que assola nossas crianças. “Nós do Portal Todos Contra a Pedofilia MT estamos fazendo a nossa parte, mas é preciso à participação e a colaboração de todos, do governo e da sociedade”, alertou o diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, João Batista de Oliveira. 

Segundo o Diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, as palestras nas escolas municipais de Cuiabá fazem parte da primeira etapa do projeto que vai contemplar ainda a distribuição de material sobre a pedofilia em lugares estratégicos, como lan houses. “Queremos promover nos próximos 60 dias com esse projeto uma mudança de comportamento na sociedade, por isso estamos agindo e dando o primeiro passo”, explica. 

Bons exemplos

 Os "defensores"
da causa
desapareceram
 
Alguns Municípios brasileiros já contam com projetos de combate a pedofilia onde tentam envolver toda a comunidadeUm exemplo é o do Portal Todos Contra a Pedofilia MT que criou o projeto “A Escola de mãos dadas contra a pedofilia”. A iniciativa se deu após verificar a existência de casos de pedofilia investigados em Cuiabá, sendo que todos foram encaminhados às autoridades por escolas públicas depois que professores e diretores notaram mudanças no comportamento de seus alunos. A ação visa informar crianças e pais sobre o assunto, como denunciar ou mesmo observar comportamentos diferentes de seus filhos. O projeto será estendido a todas as escolas da rede pública de Cuiabá.
 Boa pergunta cadê Janete Riva, José Riva que se diziam atuante na causa?.

O novo presidente da ONG MT Contra a Pedofilia, João Batista de Oliveira, está em pé de guerra com políticos e comunicadores que se diziam contra pedofilia e, agora, segundo ele, sumiram do mapa. Ele afirmou que em período eleitoral, muitas pessoas levantaram a bandeira contra a pedofilia, mas, passado o pleito, os "defensores" da causa desapareceram e questiona: "Onde estão professores, radialistas, ex-vereadores e os atuais, além de ex-deputados e também os atuais, que içaram a bandeira contra a pedofilia"?. Boa pergunta!