A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) manifestou apoio à campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes lançada nesta quinta-feira (13) pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI). A partir de 2013, os taxistas de Brasília e das 12 cidades-sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo da Fifa, em 2014, exibirão adesivos e em recibos emitidos pelos condutores a frase "Não desvie o olhar. Denuncie". O objetivo da ação é alertar os turistas que chegarão ao País e os motoristas de que a prática sexual com menores constitui crime.
“A sociedade precisa estar alerta para que meninos e meninas sejam protegidos e a CPI lutará para combater essa prática. Nós também buscaremos mecanismos para a criação de leis mais rigorosas, a fim de punir os responsáveis pela exploração sexual”, afirmou Erika Kokay, que é presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Câmara dos Deputados.
De acordo com a parlamentar, "a sociedade não pode se alienar e muito menos desviar o olhar das violações cometidas contra a infância".
"Testemunhar essas práticas e não denunciá-las constitui um crime", argumentou a deputada.
A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Transportes do Distrito Federal, da Associação dos Taxistas de Brasília (ATB) e do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do DF (Sinpetaxi). Espera-se que o material de divulgação da campanha seja usado por metade da frota que circula na região, atualmente estimada em cinco mil táxis.
De acordo com o secretário de Transportes do DF, José Walter Vasquez, “a campanha é uma ação incisiva sobre uma prática horrenda que assola crianças e adolescentes no DF e nas grandes cidades do País", e buscará "”conscientizar as pessoas de que todos podem e devem denunciar esse tipo de crime”.
Como forma de ampliar os meios de divulgação da campanha, serão disponibilizadas mensagens contra a exploração sexual no interior dos táxis por meio da distribuição de brindes aos passageiros, como lixeiras para carro e canetas.
Também participaram do evento de lançamento da campanha, realizado no estacionamento da Subsecretaria de Transporte Público Coletivo e Individual do DF (SAAN), a primeira-dama Ilza Queiroz e a presidenta do Sinpetaxi, Maria do Bonfim de Santana.
Ações internacionais
Como forma de mobilizar os turistas, a ECPAT France (End Child Prostitution and Trafficking, em português, Fim da Exploração e Tráfico Infantil) - organização que trabalha pelo fim do turismo e tráfico de crianças - reunirá esforços junto ao SESI e ao GDF para sensibilizar os visitantes de 20 países que prestigiarão os eventos no Brasil de que a exploração sexual de menores é crime no Brasil. A campanha ocorrerá simultaneamente na Europa e na África.
De acordo com o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, a ação envolverá - além dos táxis - as áreas de embarque e desembarque dos aeroportos e hotéis.
“Não será por falta de avisos que eles vão se aventurar a molestar crianças e adolescentes. Se o fizerem, saberão que cometeram um crime”, afirmou Meneguelli, durante um evento realizado na França.
Samantha Fukuyoshi, com informações de Francisco Neri.
Assessoria de Imprensa
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com