Pesquisa de opinião divulgada há 18 meses antes das eleições de 2014 mostram que a disputa estará polarizada entre os senadores Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT). A pesquisa foi encomendada pela revista RDM e pelo jornal Diário de Cuiabá ao instituto Vox Populi e realizada entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março.
Na estimulada, o senador Blairo Maggi apareceu com 55% das intenções de voto. Já Pedro Taques, com 22%. Para o senador pedetista, o resultado da pesquisa reflete o reconhecimento da população do trabalho prestado por ele durante seu mandato. Maggi não foi encontrado para comentar a pesquisa.
Na eleição de prefeito de Cuiabá, o então candidato Mauro Mendes (PSB) disse que o grupo político dele tinha dois candidatos a governador em 2014, os dois senadores que o apoiaram na vitória contra o candidato do PT, Lúdio Cabral: Blairo Maggi e Pedro Taques.
Mauro Mendes estava certo quanto a pretensão de ambos. Blairo e Taques estão candidatíssimos a governador e já trabalham suas candidaturas na busca de alianças partidárias.
O que o prefeito eleito Mauro Mendes faltou dizer naquela ocasião, a primeira pesquisa eleitoral para 2014 feita pelo Vox Populi e divulgada nesta sexta (15/03) pelo jornal Diário de Cuiabá aponta claramente: Blairo e Taques são os principais favoritos nesta disputa, que promete lances de muita tensão, polêmica e debates a partir de agora até a data da eleição.
Faltando 18 meses para eleição de 2014, os senadores Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT) despontam como os dois principais candidatos rumo ao Palácio Paiaguás. É o que aponta pesquisa encomendada pelo Diário e revista RDM junto ao instituto Vox Populi, que ouviu mil pessoas em todo o Estado, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março.
No principal cenário avaliado, Blairo Maggi aparece com 55% das intenções de voto e Pedro Taques com 22%. Em terceiro aparece o deputado José Riva (PSD) com 8% e, em quarto, o juiz federal Julier Sebastião da Silva, com 1%. Os que disseram que vão votar em branco ou anular o voto somam 6% do total e os que não sabem ou não responderam são 9%.
Nos últimos meses, Blairo Maggi tem admitido voltar a ser candidato ao governo, que comandou de 2003 até 2010. O senador Pedro Taques também não esconde que pode ser candidato ao governo. Já o deputado José Riva afirma que não é candidato à sucessão de Silval Barbosa (PMDB), que não pode ir à reeleição, já que está em seu segundo mandato, pois ficou 9 meses como governador no segundo mandato de Blairo Maggi e posteriormente foi reeleito para o atual mandato. O juiz Julier Sebastião da Silva anda sendo cortejado por vários partidos, em especial o PT e o PMDB, para entrar na disputa.
No segundo cenário, com a exclusão do nome do senador Blairo Maggi, o líder da pesquisa é o senador Pedro Taques, com 45% da preferência, seguido por José Riva com 19% e Julier Sebastião com 3%. Neste cenário, o número de quem vota em branco ou nulo sobe para 13% e os indecisos para 20%.
No terceiro cenário avaliado pelo Vox Populi, com a ausência do deputado José Riva, Blairo Maggi sobe para 58% e Pedro Taques para 25%. Julier Sebastião permanece com 1%. No último cenário, sem a presença de Julier Sebastião da Silva, Maggi soma 55%, Pedro Taques 23% e Riva 8%.
Na modalidade espontânea, quando o entrevistador pergunta em quem o eleitor vai votar, sem apresentar o nome dos candidatos, Blairo Maggi também lidera com 21% da preferência dos eleitores. Pedro Taques aparece em segundo com 6%.
O atual governador Silval Barbosa surge em terceiro lugar com 3% das indicações, seguido por: José Riva (2%), Jayme Campos (1%), Mauro Mendes (1%), Julier Sebastião da Silva (1%) e Nilson Leitão (1%).
O candidato com a maior rejeição do eleitorado é o deputado estadual José Riva, com 29%, seguido pelo juiz federal Julier Sebastião da Silva, com 23%. A rejeição de Blairo Maggi e Pedro Taques é 6% e 4%, respectivamente. Para 10% dos eleitores, eles poderiam votar em qualquer um dos candidatos e 4% não votaria em nenhum deles.
Matérias relacionadas:
Fonte: http://www.blogdoantero.com.br/politica/destaque-da-semana-sucessao-ao-governo-do-estado-polarizada-entre-taques-e-blairo/3294
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com