As oficinas de implementação de Sistemas Municipais e Estaduais de Cultura tiveram início no dia 13 de março. Cuiabá foi a primeira cidade do Brasil a acolher o encontro promovido pelo Ministério da Cultura, sob a coordenação da Secretaria de Articulação Institucional (SAI/MinC).
A oficina teve duração de três dias e abordou temas como marcos legais, acordos de cooperação, leis dos Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura e mecanismo de financiamento. Cerca de 60 pessoas participaram do evento, dentre elas gestores de cultura de 33 municípios de Mato Grosso.
A secretária estadual de Cultura, Janete Riva, esteve na abertura da oficina e ressaltou o interesse e o compromisso de Mato Grosso com a área cultural. O coordenador-geral de Institucionalização e Monitoramento do Sistema Nacional de Cultura, Pedro Ortale, também esteve no evento, que também contou com a presença do vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, Jonnhy Everson.
Após Cuiabá (MT), a próxima capital a receber a oficina será Campo Grande (MS) entre os dias 20 e 22 de março. Em seguida, será a vez de Boa Vista (RR), de 26 a 28 de março. Em todo o país serão realizadas 17 oficinas com o objetivo de capacitar os agentes culturais para a implementação de Sistemas de Cultura em estados e municípios brasileiros, nos meses de março a julho.
A partir do Acordo de Cooperação Federativa assinado com o MinC, os entes se comprometem a criar e a estruturar os Sistemas de Cultura e seus componentes (órgão gestor, conselho de política cultural, conferências, comissão intergestores, plano de cultura, sistema de financiamento da cultura, sistema de informações e indicadores culturais, programa de formação na área da cultura e sistemas setoriais). (Com Minc)
Cuiabá recebeu oficina da SAI/MinC
março 20, 2013
No comments






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com