Carros são devolvidos para Mato Grosso após luta de deputado



 
CARROS SÃO DEVOLVIDOS PARA MATO GROSSO APÓS LUTA DE DEPUTADO

Depois de muita luta do deputado Emanuel Pinheiro (PR), iniciada em 2011, o governo da Bolívia deu início a devolução de carros apreendidos pela Divisão de Prevenção de Roubos de Veículos da Bolívia (DIPROVE). No total 443 veículos serão repatriados ao país comprovadamente com ocorrência de roubo, em destaque, o estado de Mato Grosso, por se tratar de um mediador entre os dois países nessa questão.


A Polícia Federal calcula que haja pelo menos 4.500 veículos brasileiros levados ilegalmente ao país vizinho. A maioria dos automóveis roubados no Brasil é proveniente de Mato Grosso, São Paulo, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Acre e Paraná, estados que fazem fronteira com outras nações. Anteriormente, os carros estavam sendo nacionalizados em território boliviano, mas um acordo entre os dois países permitiu a devolução.

O deputado criticou o governo boliviano, em audiência pública, no Senado Federal, dizendo que a Lei n° 133 estava patrocinando a violência, narcotráfico e o prejuízo a vida dos mato-grossenses, tendo em vista que, a lei sofre reedições há 8 anos. “A devolução dos carros demonstra que estávamos certos quando dizíamos dos roubos perpetrados contra pessoas de bem para que seus veículos fossem trocados por drogas”, contextualizou.

Emanuel Pinheiro disse que faz questão de acompanhar as devoluções e principalmente o desfecho dessa situação que acabou envolvendo o Governo do Brasil, através do Ministério da Justiça, o Congresso Nacional e a Comissão de Relação Exteriores do Senado, além de outros organismos.

O deputado solicitou a secretária executiva do Ministério da Justiça, Márcia Pelegrini, que fosse acrescentado no acordo trilateral de cooperação mútua entre o Brasil, Bolívia e Peru, o compromisso de não reditar Leis como a Lei n° 133 da Bolívia, de que trata da legalização de carros irregulares, que colocam em risco a segurança na fronteira, a luta contra as drogas, aumentando sobremaneira a violência.

De posse de estudos do Ministério da Justiça, Emanuel Pinheiro sinalizou que o roubo de veículos é a ponta de um iceberg que envolve homicídios, tráfico de drogas, tráfico de armas, prostituição e a perpetuação de uma situação de domínio do crime organizado numa grande área que afeta diretamente Mato Grosso.

“Valeu a pena nossa luta. Hoje estamos colhendo os frutos desse trabalho e graças a Deus a famigerada Lei boliviana, que legalizou os carros irregulares no território daquele país está revogada e é coisa do passado. A partir de agora vamos construir um presente e um futuro de paz, Justiça e solidariedade na nossa fronteira. O combate às drogas e a violência é um dos nossos objetivos fundamentais em busca de uma sociedade livre e fraterna, que assegura os sonhos da juventude e segurança à velhice”, argumentou o parlamentar mato-grossense.

Neste primeiro lote, os carros chegarão ao Brasil através da fronteira com o Mato Grosso do Sul. No total 117 são motocicletas. Os veículos estão sob custódia do DIPROVE em pátios alugados, estando à mercê das intempéries de tempo e sujeitos ao sucateamento.

Mais informações
Assessoria de Gabinete
Tel: 65 3313 6400/ 8442 4273

FONTE : Assessoria de Gabinete

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com