Diante dos resultados destas eleições municipais, os deputados Zeca Viana (PDT) e Luciane Bezerra (PSB) avaliaram que o grupo de oposição saiu fortalecido do pleito. PDT, PSB, PV e PPS fizeram juntos 24 prefeitos. Além disso, conquistaram o primeiro e o terceiro maior colégio eleitoral do Estado, Cuiabá, onde Mauro Mendes (PSB) foi eleito; e Rondonópolis, onde Percival Muniz (PPS) saiu vitorioso. “A vitória de Mauro Mendes (PSB) é mais uma demonstração de que as pessoas entenderam a nossa mensagem”, afirma Viana. “Quero dar parabéns aos cuiabanos que souberam escolher o mais experiente e preparado e soube distinguir a mentira da verdade”, salienta Luciane.
Para se ter uma ideia, o PPS, com 6 prefeituras, trabalha um eleitorado de 199,9 mil eleitores (9,2%); O PDT, por sua vez, comandará 7 cidades a partir de 2013, representando 92.801 eleitores, 4,26% do Estado; Já o PSB de Mauro Mendes só perde para o PMDB do governador Silval Barbosa em potencial eleitoral. O PSB comandará 11 prefeituras que somadas chegam a 491,6 mil eleitores (22,6%). Já O PMDB venceu em 29 cidades, 28,82% do eleitorado.
As eleições de Mauro e Percival estão sendo muito comemoradas porque credenciam o grupo para disputar o Governo em 2014, pleito em que são cogitados para enfrentar o governador Silval Barbosa (PMDB) os próprios prefeitos eleitos Percival e Mauro, o senador Pedro Taques (PDT) e o ex-governador e senador Blairo Maggi (PR). Mauro, entretanto, garante que cumprirá os quatros anos do mandato.
Zeca e Luciane confirmam que o “Movimento Mato Grosso Muito Mais”, nascido nas eleições de 2010, deve continuar unido para que cada partido integrante ajude um ao outro a crescer em termos de representatividade nos poderes Executivos e Legislativos. Luciane salienta que o seu partido, o PSB, passou no Estado de três prefeituras conquistadas para 12. O PSB também foi a legenda que mais fez prefeito de capitais no país, o que também fortalece para uma disputa pela presidência da República.
Apesar de anunciar a continuidade dos projetos do Mato Grosso Muitos Mais e anunciar aos quatros ventos que o próximo governador sairá do grupo, Zeca garante que a turma ainda não se reuniu para discutir o próximo processo eleitoral e que agora é hora de cada sigla fazer a sua análise interna. O PDT saiu fortalecido graças a vitórias em cidades estratégicas como Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, que serão comandadas pelos irmãos Adriano e Otaviano Pivetta.
Fonte: RD News