Mesmo tendo anunciado que pretende filiar-se no PMDB do governador Silval Barbosa, o secretário de Governo e Educação de Várzea Grande, Eder Moraes (PR), foi convidado pelo deputado federal Júlio Campos para assumir o diretório do Democratas (DEM) em Cuiabá.
Segundo o secretário, Júlio Campos deu todas as garantias de que se sua decisão for pelo DEM receberá o apoio da cúpula democrata. Eder Moraes prometeu analisar o convite, já que tem pretensões de se candidatar em 2014 para governo do Estado.
Resta saber se ele terá condições de aprovação dos caciques, inclusive do senador Jayme Campos, com quem Eder ao longo da gestão do governador Blairo Maggi (PR) figurou alguns embates.
Além disso, o DEM anunciou a pretensão de levar o nome do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes como o possível nome da legenda na disputa de 2014. Caso Mendes seja escolhido, não haverá espaço para Eder dentro do DEM e seu projeto majoritário ficaria em segundo plano.
Ainda há uma incógnita quanto à filiação de Eder no PMDB, resta saber se seu nome seria avalizado para que ele possa sair como candidato a sucessão de Silval Barbosa, conforme seu desejo.