O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-MT), Ruy Pinheiro de Araújo, negou que a entidade tivesse sido usadai em favor da candidatura do vereador eleito Faissal Calil. A denuncia partiu do Ministério Público Eleitoral, que pediu a cassação de registro e/ou diploma do vereador e ainda acionou o dirigente classista. Pinheiro confirmou, entretanto, que apoiou pessoalmente a candidatura do vereador uma vez que ele atua no mercado imobiliário.
O classista afirmou que em outubro, ainda, ele redigiu uma carta aberta aos corretores de imóveis de Cuiabá manifestando apoio a Faissal. O conteúdo foi repassado à assessoria do candidato, que enviou o texto aos profissionais do setor, sem nenhum uso das estruturas do Creci-MT.
Segundo ele, em momento ou tempo algum o Creci/MT se prestou a práticas político-partidárias. Em campanhas passadas, acrescenta Pinheiro, foram declarados apoios de corretores, muitas vezes de diretores do Creci, de forma individual e isolada, a diversos candidatos que mantêm estreito laços de amizade com dirigentes da autarquia.
“Já recebemos e promovemos almoços com o ex-deputado Sérgio Ricardo, Pedro Henry, Mauro Mendes, Guilherme Maluf e tantos outros, candidatos ou não, e sempre soubemos separar as coisas. Somos uma instituição que atua em variadas frentes e com todas as categorias, pois fiscalizamos um setor onde estão profissionais e investidores, políticos, trabalhadores, empresários”, observou o presidente do Creci.
Ele disse também que em todas as campanhas os corretores, por serem de uma categoria com milhares de profissionais, despertam o interesse de candidatos, mas que o Creci/MT como instituição, nunca se envolveu no processo, mas da mesma forma jamais proibiu ou censurou a participação de corretores em apoio ou não a candidatos.
“Isso sempre aconteceu, mas de forma particular, sem envolvimento da instituição”, finalizou ele, segundo sua assessoria.