Roseli Barbosa Parceira do Portal Todos Contra a Pedofilia MT:Casos de sucesso e superação marcam encerramento do Projeto Parceria Rural Agricultura

Aos 47 anos, Maria Gildete Morais de Alencar decidiu sair do sertão de Pernambuco para participar do Curso de Operador de Máquinas Agrícolas, na cidade de Cuiabá. Ela conta que a qualificação era um sonho antigo, mas, além de ser muito caro, são raros os cursos ofertados sobre o assunto.
“Vi uma notícia que o Governo de Mato Grosso fazia a qualificação gratuitamente. Entrei em contato com a coordenadora do curso e pedi uma oportunidade para participar do curso. Aí começou minha aventura! Limpei piscina, cuidei de gente doente, vendi salgado e várias coisas mais. Tudo para conseguir dinheiro e vir para Cuiabá. O resultado foi gratificante e estou muito feliz”, conta Maria Gildete, a nordestina que já decidiu recomeçar sua vida no Estado.
Participar desta capacitação também foi um desafio para Maria Vanuza Carvalho Amorim, oriunda do Amapá. Ela seguiu sozinha cerca de três mil quilômetros, de moto, para chegar em Cuiabá. “Participar do curso de Operador de Máquinas Agrícolas está sendo uma grande oportunidade. Andaria mais três mil quilômetros de moto, se fosse preciso”, afirmou a participante que também pretende refazer sua vida em Mato Grosso.
O cuiabano Urbano de Araújo Rocha não pensou duas vezes antes de fechar seu comércio durante o período da capacitação. “Estou muito satisfeito com o conhecimento aprendido aqui. Meus irmãos, amigos e todo mundo que conto sobre o curso, fica interessado e também quer participar”, disse Urbano, dono de uma pequena borracharia no bairro Tijucal.
Para Juarez Alves de Souza, de 57 anos, o curso de Operador de Máquinas Agrícolas é muito mais que a realização de um sonho, é uma forma de reinserção no mercado de trabalho. “Nem sei descrever minha alegria em aprender operar uma colheitadeira ou um trator agrícola. Estou desempregado e acho que esta capacitação será uma porta de entrada para um novo emprego”, exclamou Juarez.
Várias são as histórias marcantes do Projeto Parceria Rural Agricultura. O Curso de Operador de Máquinas Agrícolas, realizado em Cuiabá, encerra a temporada do projeto este ano. A ação acontece na Associação de Criadores Rurais de Mato Grosso (Acrimat) até esta quinta-feira (01.12). Na sexta-feira (02.12), inicia o módulo em GPS, proporcionado aos 30 participantes que mais se destacam na capacitação.
Cada curso tem duração média de 15 dias, sendo repassados conhecimentos em operação, armazenamento e manutenção do maquinário agrícola, segurança no trabalho para aplicação de insumos agrícolas, além de discutir temas como relacionamento interpessoal, ética e cidadania. Este ano, quase 800 pessoas participaram das dez edições da qualificação, ofertada aos municípios de Alto Taquari, Rondonópolis, Nova Ubiratã, Canarana, Campos de Júlio, Campo Verde, Diamantino, Tesouro, Vera e Cuiabá.
ASCENSÃO PROFISSIONAL
De acordo com a coordenadora do Projeto Parceria Rural Agricultura, Maria Antônia Castro Borges, a procura pelo curso de Operador de Máquinas Agrícolas é muito grande. “Já vimos muitos casos de pessoas pedindo demissão do emprego para participar da qualificação e até vários pais emancipando filhos para que os mesmos possam fazer a capacitação”, enfatizou a coordenadora. Por outro lado, explica Maria Antonia, são inúmeros os casos de sucesso presenciados pela equipe do projeto, como o caso da Dona Maria Gildete, a nordestina que atravessou o País para participar da ação.
O instrutor da (CNH), Jair Horbach, participante do projeto desde 2006, conta que, às vezes, chega a uma cidade onde já foram realizadas outras edições do projeto e encontra pessoas que transformaram suas vidas após participarem da qualificação.
“Este ano fui dar um curso no Pará e lá encontrei um ex-aluno do projeto gerenciando uma fazenda, graças ao seu esforço pessoal e por saber operar o equipamento agrícola. Em Alto Taquari também vi outro caso interessante, no qual o curso propiciou a um ex-aluno adquirir um bom emprego, casa, carro e uma família. Foi emocionante presenciar a ascensão social destes profissionais”, salientou Jair.
Para o instrutor da John Deere, Ênio José, o Curso de Operador de Máquinas Agrícola é uma grande iniciativa, tanto para os alunos, como para o Estado. “Um instrutor capacitado pela fabricante dos maquinários ajuda a aumentar da vida útil do equipamento e isso se traduz em lucro para o proprietário da fazenda e ,consequentemente, no aumento da produtividade agrícola”, destacou Ênio.
O Projeto Parceria Rural Agricultura existe desde 2003 e desde então qualificou quase 10 mil trabalhadores em todo o Estado. A ação é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), em parceria com as empresas Case, New Holland, John Deere, Basf, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e prefeituras municipais.
"Em 2012, o projeto retoma suas atividades e será realizado em mais dez cidades do Estado. Muitos municípios que já sediaram a capacitação pedem mais edição do projeto, que propicia muito mais que uma qualificação: é uma oportunidade de ascensão social e quebra de paradigmas para os trabalhadores. Para o Governo, investir na capacitação das pessoas é garantir melhoria de vida para as pessoas e garantir o crescimento da economia de Mato Grosso", destacou a primeira-dama e secretária da Setas, Roseli Barbosa.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com