CONFRONTO | 02/08/2011 - 09:10
Caciques Henry e Riva rompem e trocam farpas após 2 décadas juntos
Romilson Dourado
O surgimento do PSD, que está atraindo dissidentes de várias siglas, principalmente do PP, colocou em campos opostos dois caciques políticos, o deputado federal licenciado Pedro Henry, secretário de Estado de Saúde, e o presidente da Assembleia, deputado José Riva. Ambos estão agora em rota de colisão.
Riva deixou o PP minguado. Levou com ele para o PSD várias lideranças, especialmente ocupantes de cargos eletivos.
Henry ficou na bronca, tanto que promoveu uma reunião da Executiva no último dia 27, quando anunciou que iria fazer uma notificação pública a todos filiados para, se optarem pela desfiliação, fazer o comunicado de imediato ao partido. Insinuou que o PP poderá até pedir na Justiça a cassação do mandato daqueles que estão saindo, embora a lei permita troca-troca partidário em caso de ingresso em agremiação nova.
Riva, cacique da região do Vale do Arinos, e Henry, que transformou o Oeste mato-grossense em seu curral eleitoral, rompem uma aliança política de duas décadas. Já militaram juntos, por exemplo, no PSDB. Agora, cada um busca um caminho diferente. Henry sonha em reconstruir o PP e continuar ditando as regras internas. Tem a legenda progressista como aliada do governo Silval Barbosa. Riva segue como principal estrela do PSD, que será criado oficialmente no país no próximo mês. Ao mesmo tempo que prega que o novo partido faz parte da base da administração peemedebista, enfatiza que terá atuação independente.
Exímio articulador político e com a força de quem comanda a Assembleia e exerce forte influência nos Poderes, José Riva, que está no quarto mandato de deputado, tem conseguido arregimentar para o PSD 46 prefeitos dos 141 do Estado, mais de 300 vereadores, 5 deputados estaduais e 3 federais. Com isso, o PSD já nasce como o maior, superando PR, PMDB e DEM.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com