A partir desta semana as 380 escolas estaduais, municipais, federais e particulares já poderão atualizar o cadastro de estudantes matriculados e beneficiados com o Passe Livre em Cuiabá. A atualização do cadastro de cerca de 56 mil estudantes será feito online pela direção das escolas, que desde esta semana estão recebendo uma senha que dá acesso ao cadastro dos alunos junto a MTU. Após o recadastramento online, os estudantes precisam atualizar o cartão nos validadores instalados dentro dos ônibus. O sistema online de atualização do cadastro dos usuários do Passe Livre é inovador e está sendo implantado a partir deste ano. No ano de 2010, as escolas receberam o cadastro de seus alunos num CD e o atualizaram, enviando posteriormente os dados para a MTU. Já naquele ano, o novo método de recadastramento proporcionou maior conforto aos alunos e as filas praticamente acabaram, exceto para aqueles estudantes que não tinham cadastro no programa Passe Livre.
O novo procedimento funciona através da utilização de senhas fornecidas pela MTU para a direção das escolas. Com isso, o funcionário ou diretor entra no sistema através do site da MTU (WWW.amtu.com.br) e segue atualizando os dados dos alunos. Antes disso, o sistema solicitará a atualização dos dados da escola. A partir daí, basta digitar o nome do aluno e atualizar os dados pessoais, nível de ensino (séries) e o período em que cada um irá freqüentar as aulas (matutino, vespertino ou noturno).
O segundo passo é realizado pelos alunos. É preciso aproximar o cartão no validador instalado dentro dos ônibus. Em seguida aparece uma mensagem - “Atualização” e depois “Insira seu cartão” . O estudante deve inserir o cartão para que o mesmo seja atualizado. Logo depois aparece nova mensagem – “Atualizado” e por fim “Remova o cartão”. Esse procedimento pode ser feito antes do início das aulas mas somente no primeiro dia de aula é que os créditos estarão liberados. Como já acontece desde 2009, os alunos validam o cartão todos os dias em validadores instalados dentro das escolas para comprovarem que estão freqüentando as aulas e portanto são beneficiários do passe livre.
Para os alunos que nunca foram usuários do Passe Livre, é preciso imprimir o formulário disponível no site da MTU www.amtu.com.br e levar na escola para obter a assinatura e carimbo do diretor. Com os documentos exigidos ( citados abaixo) e o formulário, o aluno deve procurar a agência da MTU na rua Joaquim Murtinho(centro) para o primeiro cadastro. Num prazo de 7 dias, o cartão do passe livre já estará a disposição do estudante na agência central.
A lei do Passe-Livre (Lei nº 4.141), que vigora em Cuiabá desde 17 de dezembro de 2001, determina que podem usufruir da gratuidade estudantes que residam a mais de dois quilômetros da unidade escolar na qual está matriculado.
Validadores
Desde novembro passado, a equipe técnica da MTU tem visitado as escolas que possuem validadores para recarga dos cartões do passe-livre para manutenção. Ao todo são 467 validadores instalados desde o final de 2009 que fazem a recarga diária dos cartões dos estudantes, evitando assim que todos os meses, milhares de estudantes precisem evitar filas para obter os créditos. Apenas 36 validadores precisaram de manutenção, a maioria deles teve o fuzil queimado por causa das constantes oscilações de energia.
Os diretores escolares que quiserem outras informações sobre o processo de recadastramento do passe livre podem ligar para os telefones (65)8453 6828 (Antônio/SMTU).
Documentos necessários para cadastro do Passe Livre (alunos que não tem cadastro)
- Cópia de RG
- Cópia do CPF ou Certidão de Nascimento
- Comprovante de Residência ( conta de energia, água),
- Formulário assinado pelo diretor da escola
Informações para alunos e diretores: 0800- 646-2544 e 3313 -7600






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com