Júri escolhe expressão “sem alternativa” como a “despalavra” de 2010


Um júri independente formado por estudiosos da língua alemã escolheu a expressão “sem alternativa” (alternativlos) como a “despalavra” alemã de 2010. O anúncio foi feito nesta terça-feira (18/01), em Frankfurt.
O termo alternativlos foi usado pela chanceler federal Angela Merkel durante a negociação da ajuda financeira à Grécia. De acordo com o linguista Horst Dieter, membro do júri, a palavra foi escolhida por gerar a ideia de que, em um processo de decisão, o uso dessa expressão anula qualquer necessidade de discussão e argumentação.
A palavra foi utilizada também em outros momentos pelo ministro dos Transportes, Peter Ramsauer, durante o caos aéreo provocado pelo vulcão islandês, e pelo ministro da Saúde, Phillip Rössler, quando se referiu à reforma do sistema de saúde. “Esse tipo de palavra contribui para reforçar a apatia política da população”, declara Horst.
A palavra Integrationsverweiger (aquele que recusa se integrar, em tradução livre), utilizada pelo ministro do Interior, Thomaz de Maizière, para se referir aos imigrantes, também foi criticada pelo júri.
Outra expressão destacada pelos especialistas como forte candidata à “despalavra” do ano foi Geschwätz des Augenblicks ou “fofoca do momento”. A expressão foi usada durante uma missa de Páscoa pelo decano do Colégio de Cardeais, Angelo Solano, ao se referir às acusações de exploração sexual de crianças pela Igreja.
DF/dpa/afp
Revisão: Roselaine Wandscheer

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com