A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) inaugura mais uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) no município de Poconé, na região Sul, a 102 quilômetros da Capital do Estado. A inauguração acontece no dia 21 de janeiro, às 8h30, no Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Poconé.
No dia 21 de janeiro Poconé comemora 230 anos de fundação. O município faz parte da Região Metropolitana de Cuiabá.
“Com esta base completamos a cobertura de atendimento em 100% dos municípios que agregam a Região Metropolitana com o Samu 192. A região é dotada de quatro bases em Cuiabá, três bases em Várzea Grande, uma base no município de Chapada dos Guimarães e, agora, mais esta no município de Poconé”, informou o diretor geral do SAMU 192, Daoud Abdallah, que representará o secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, no ato de inauguração. Pedro Henry entre os dias 19 e 21 de janeiro viaja a trabalho para Brasília e São Paulo.
Daoud Abdallah lembrou que o Samu 192 vem recebendo o reconhecimento da população e tornou-se meta do Governo, a implantação de 100% do serviço no Estado que é resultante de parcerias do Ministério da Saúde (MS) e dos municípios que aderem ao programa.
“O Sistema Único de Saúde (SUS) é construído em parcerias e o processo de descentralização das ações e interiorização dos serviços da Saúde do Estado conta, e muito, com os municípios. Nesta linha é que estamos conseguindo expandir o Samu 192. A macrorregião sul de Mato Grosso (Rondonópolis - 19 municípios) já conta com a cobertura de 100% do serviço. A macrorregião de Tangará da Serra (10 municipios) 100%. A macrorregião de Juina (07 municipios), cobertura de 100%. A macrorregião de Juara (04 municipios), 100%. A macrorregião de Barra do Garças ( 10 municipios), cobertura 100%", disse o diretor
Segundo ainda o diretor, está prevista, ainda, a implantação do serviço, já com aceno do Ministério da Saúde, na contemplação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Rondonópolis, Juina, Barra do Garças, Sorriso, Sinop, Alta Floresta, Tangará da Serra, Várzea Grande e duas para Cuiabá.
A expansão do serviço Samu 192 cumpre com o que o Sistema Único de Saúde preconiza e tem sido a diretriz do Governo do Estado "de levar saúde de excelência e qualidade a toda a população mato-grossense, objetivando assim uma política pública de atendimento à população que instaure a cidadania e qualidade de vida".
POCONÉ – O município de Poconé é o ponto de partida para quem quer visitar o Pantanal mato-grossense por via terrestre. Com cerca de 30 mil habitantes fica localizado entre os rios Paraguai e Cuiabá, sendo o principal acesso ao Pantanal Norte. A Rodovia Transpantaneira, com 149 quilômetros, que termina em Porto Jofre, e é a principal via de acesso ao município, foi construída com o objetivo de transformar Poconé num centro irradiador de economia.
A vocação do município é predominantemente turística, principalmente devido ao Pantanal Mato-grossense, que fica ao norte do município. Tanto a fauna quanto a flora local são vastas; tendo a fauna cerca de 265 espécies de peixes, 22 de anfíbios, 83 de répteis, 444 de aves, e 132 de mamíferos.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com