Comunidade de Rondonópolis foi contemplada com novos programas em 2010

A comunidade de Rondonópolis foi contemplada com a implantação de novos Programas de Saúde Preventiva, em 2010. Dentre esses está o Programa de Saúde Prisional e o Programa de Saúde do Homem que resultaram na diminuição da incidência de doenças cardíacas e câncer de próstata, por exemplo. A expectativa da equipe responsável é conseguir avançar ainda mais neste ano e melhorar a qualidade de vida da população em geral.

O Programa de Saúde Prisional na Cadeia Pública feminina beneficiou detentas da unidade com exames de colesterol, glicemia, hepatite, sífilis, tuberculose, hanseníase, teste de HIV e preventivo de câncer do colo uterino. Na Cadeia Pública masculina, anexa à Penitenciária da Mata Grande, foram atendidos 293 reeducandos com teste de HIV e exames de hepatite, tuberculose e hanseníase. 

Na comunidade carcerária da Mata Grande o atendimento foi em cem por cento dos reeducandos. Os casos de doenças detectados entre os detentos passaram a receber tratamento médico e medicação de graça, oferecidos pela Rede Municipal de Saúde Pública. A responsável pelo programa, Mariuva Valentim Chaves, avalia que as ações apresentaram saldo positivo com a redução do índice de desenvolvimento dessas doenças entre os presos. 

Com a implantação do Programa de Saúde do Homem, 64,2% da população masculina foi atendida com exames de câncer de próstata e diagnóstico inicial de outras enfermidades, como as ligadas ao aparelho circulatório e doenças cardíacas. As ações conseguiram diminuir em 8% a morbidade (desenvolvimento de doenças) entre os homens, em 2010. A equipe do Departamento de Ações Programáticas calcula também a redução de 0,7% da mortalidade masculina.

Os investimentos inovadores beneficiaram também a Saúde da Criança. Os levantamentos do departamento revelam que 90% das crianças nascidas vivas foram atendidas com o teste do pezinho. Mariuva Valentim explica que o serviço foi descentralizado e já é realizado em 98% das unidades de saúde do município. Todas as crianças foram beneficiadas ainda com o exame para detectar a anemia falciforme, implantado em 2010. Os casos identificados foram encaminhados para receber tratamento médico e medicação em Cuiabá, com o acompanhamento do município.

Saúde da Mulher

A mulher gestante também recebeu atendimento prioritário na Rede de Saúde, em 2010. O total de 99,4% das grávidas passou por, no mínimo seis consultas de pré-natal, durante o ano. O que resultou na redução de 21,42% dos casos de morte de adolescentes com gravidez precoce de risco. O Programa de Planejamento Familiar também ampliou o atendimento à mulher, no ano passado, com 17,5% a mais de inserção do “Diu” e 13,20% mais de anticoncepcional injetável. 

As famílias foram beneficiadas com o aumento de 20,12% de cirurgias de vasectomia e um número 50% maior de laqueaduras para as mulheres com mais de 25 anos, em média dois filhos vivos e família constituída. As equipes responsáveis pelo Planejamento Familiar nas diversas unidades de saúde do município investigam a situação de cada mulher interessada no processo cirúrgico e aconselha todos os demais sistemas de anticoncepção antes de encaminhá-las para o procedimento que é definitivo.

Melhor Idade

A geração melhor idade conquistou mais saúde e qualidade de vida, graças ao Programa de Atividade Física e Nutricional desenvolvido nas unidades do município. O relatório anual revela que o número de consultas foi reduzido em 0,71% por habitante. Os benefícios são resultado dos projetos de caminhadas e a instalação de academias da terceira idade nas diversas regiões da cidade, além de palestras com orientação sobre alimentação e hábitos saudáveis.

Pacientes com diabetes ‘mellitus’ do tipo 1 e 2 recebem medicamentos e fita para exame de graça. Em 2010 a rede atendeu 80% dos cadastrados. Outra ação que beneficiou esses pacientes foi a criação de grupos de estimulação para uso correto da medicação e controle da alimentação. Os grupos se reúnem com a equipe técnica no Centro de Especialidade e Apoio Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas.

Tabagismo e aids

O Programa de Controle do Tabagismo registrou um aumento de 118,29% de participação de pessoas interessadas em se livrarem do vício. O serviço de prevenção da aids passou a contar com o teste rápido. Os profissionais responsáveis foram capacitados para oferecer o serviço no Centro de Saúde do Jardim Guanabara. Outras oito unidades vão passar a oferecer o teste rápido em 2011. 

As mulheres grávidas soro positivo recebem as medicações específicas do Ministério da Saúde e os remédios para doenças de oportunismo do município, a partir do quinto mês. O Governo Municipal contratou um médico pediatra infectologista para atender a parcela da população infantil que é soropositivo, em Rondonópolis e região. De acordo com o relatório anual, não foi identificada nenhuma criança com aids no município, em 2010.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com