Vereador obtém apoio para investigar licitação de Mendes


Requerimento foi feito pelo vereador Toninho de Souza e agora depende da aprovação do presidente da Casa, João Emanuel

Chico Ferreira
Clique para ampliar 
Vereador Toninho de Souza quer investigar lictiações de maquinários de amigo do prefeito
ISA SOUSA
DA REDAÇÃO
O vereador Toninho de Souza (PSD) anunciou, nesta terça-feira (20), que conseguiu o número suficiente de assinaturas para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar licitações de maquinários pesados contratados pelo prefeito Mauro Mendes (PSB), no início deste ano.

A aprovação final da CPI depende do presidente da Câmara Municipal, João Emanuel (PSD).

Além de Toninho, assinaram o requerimento os vereadores Allan Kardec (PT), Arilson da Silva (PT), Ricardo Saad (PSDB), Maurélio Ribeiro (PSDB), Primo Derley (PSC), Onofre Júnior (PSB), João Emanuel (PSD) e Valter Arruda (PSDC).

Ao MidiaNews, Toninho informou que Derley retirou sua assinatura, porém, para conseguir manter a solicitação, o vereador Clovito (PTB) reassumiu no lugar do Professor Néviton (PTB) e entrou na lista dos que concordam com a abertura da comissão.

Ainda segundo o vereador, um dos principais pontos a serem investigados é o fato de o empresário Wanderley Fachetti, doador de campanha eleitoral de Mendes, sócio e amigo do atual prefeito, ser um dos principais vencedores das licitações.
"Nosso foco é investigar a licitação da Trimec e tudo relacionado à contratação de máquinas pesadas, uma vez que a Prefeitura tem também maquinários próprio"

A empresa de Fachetti, a Trimec Construções e Terraplanagem Ltda., venceu a maioria dos lotes, totalizando o montante de R$ 3,6 milhões.

Em junho, o vereador Kardec já havia questionado em plenário os processo licitatórios.

“Vou apresentar requerimento solicitando toda a documentação da licitação, bem como informações sobre o tipo de máquina alugada, valor gasto e vigência dos contratos. O prefeito não é sócio da Trimec, mas há correlação com o dono da empresa, o que precisamos investigar. É um risco que existe quando os empresários entram na política, e corre-se o risco de empresas ligadas ao prefeito ganharem licitações. Era óbvio que isso ia acontecer”, disse o petista, à época.

Dos 18 lotes da licitação, a Trimec venceu sete e vai locar para a Prefeitura quatro retroescavadeiras, 10 caminhões-caçamba, três escavadeiras hidráulicas, três rolos pneumáticos, três rolos vibratórios, três caminhões-toco e dois tratores, totalizando R$ 3,6 milhões.

Para Toninho de Souza, apenas com uma Comissão Parlamentar de Inquérito será possível entender se o prefeito agiu corretamente ou se houve descumprimento da legislação.

“Nosso foco é investigar a licitação da Trimec e tudo relacionado à contratação de máquinas pesadas, uma vez que a Prefeitura tem também maquinários próprio. Caberá, agora, unicamente ao presidente da Casa acatar ou não nosso pedido”, disse o vereador do PSD.

Leia mais sobre o assunto:

Vereadores questionam aluguel de máquinas pela Prefeitura


"Frota atual não atenderia nem 30% dos bairros", diz Mendes
MidiaNews