Deputado é investigado pela PF por suspeita de ligação com esquema
Mary Juruna
Clique para ampliar
Prefeito Mauro Mendes defendeu que Valtenir "pague" de forma isolada por seus atos
ISA SOUSA
DA REDAÇÃO
O prefeito Mauro Mendes (PSB) afirmou, nesta sexta-feira (9) que, caso o deputado federal Valtenir Pereira (PSB) seja considerado culpado em suposto esquema de “Caixa Dois”, as consequências devem caber exclusivamente ao parlamentar.DA REDAÇÃO
A análise foi feita após a negativa do chefe do Executivo municipal de que o escândalo nacional envolvendo um correligionário - que é, inclusive, presidente da sigla em Mato Grosso - possa repercutir negativamente no Estado.
“Os partidos são autônomos, as pessoas são autônomas, ninguém pode ser corresponsável por atitudes que foram tomadas isoladamente”, afirmou Mendes.
A Polícia Federal indiciou 23 suspeitos de desviar recursos de um projeto de internet gratuita em João Pessoa. Entre eles, o vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia e o publicitário Duda Mendonça.
Os investigadores dizem que o desvio foi de R$ 1,6 milhão e que foi usado para financiar campanhas eleitorais.
A empresa é suspeita de ter pagado R$ 235 mil como despesas de campanha do deputado federal Valtenir Pereira (PSB
"Os partidos são autônomos, as pessoas são autônomas, ninguém pode ser corresponsável por atitudes que foram tomadas isoladamente"
“Eu tenho certeza que quando algum membro do partido decide fazer alguma ação ao arrepio da lei ou fugindo dos padrões éticos, a decisão foi daquele cidadão. Portanto, as consequências têm que ser isoladas e ele deverá responder, não o partido”, disse Mauro Mendes.
O prefeito também minimizou que o suposto esquema possa afetar a sigla para as eleições de 2014.
“O PSB é muito maior do que o Valtenir. E eu sempre disse isso. Foi a primeira fala quando aceitei o convite para me filiar ao partido: queria um partido que fosse muito maior do que qualquer um de seus membros. Eu tenho certeza que o PSB é muito maior do que qualquer erro que qualquer um de seus membros possa cometer”, disse.
Presidência
O prefeito Mauro Mendes (PSB) também defendeu o nome da deputada estadual Luciane Bezerra (PSB) para a presidência da legenda no Estado.
Desde o escândalo envolvendo o deputado Valtenir Pereira, membros da Executiva Estadual vêm pedindo sua saída da presidência, o que abriria brecha para a deputada estadual.
“Luciane tem tido uma postura corajosa em muitos momentos na Assembleia Legislativa, e acho que ela é um grande nome do PSB, um grande nome da política de Mato Grosso. E, certamente, se por algum motivo tiver movimentação dentro do PSB, ela será um grande nome para comandar nosso partido em Mato Grosso”, completou Mendes.
Leia mais sobre o assunto:
Valtenir é suspeito de ter sido beneficiado por esquema
Deputado nega ligação com esquema investigado pela PF
Agência aponta ligação de Valtenir com empresa suspeita
Partido cobra de deputado explicação sobre escândalo
Valtenir nega “Caixa 2” e critica ação da Polícia Federal
Grupo pede afastamento de Valtenir do comando do PSB
Militantes pedem "cabeça" e querem explicação de Valtenir
Polícia Federal liga Valtenir com programa de inclusão digital





