Sessão solene proposta pela deputada Erika Kokay homenageia o Dia do Psicólogo


Deputada Erika Kokay em sessão solene
Crédito : Flickr
Por iniciativa da deputada e também psicóloga Erika Kokay (PT-DF), a Câmara dos Deputados realizou na última sexta-feira (23), no Plenário Ulysses Guimarães, sessão solene em homenagem ao Dia do Psicólogo, comemorado nesta terça-feira, dia 27 de agosto. O ato reuniu dezenas de estudantes, profissionais da área e visitantes, e também teve o caráter festivo, pois celebrou os 50 anos da prática no Brasil.
Para Erika, a psicologia é fundamental para o país, uma vez que está intimamente ligada à saúde da população. “A psicologia tem uma função essencial na saúde pública do povo brasileiro. Dependência química, educação e o sistema sócio-educativo são apenas algumas das áreas onde os profissionais atuam diariamente nos mais diversos cantos do país”.
O requerimento para a realização da sessão solene foi apresentado pela parlamentar, que é psicóloga graduada pela Universidade de Brasília (UnB). Segundo Erika, o objetivo é fortalecer o compromisso social e a busca pela construção de práticas democráticas e cidadãs. “Ser psicólogo significa lidar com a vida das pessoas. Este profissional tira as pessoas debaixo dos escombros de um país açoitado por tantas histórias de casas grandes e senzalas”, disse Erika Kokay.
O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), enalteceu em nota a importância da iniciativa. “Poucas atividades profissionais estão tão intrinsecamente ligadas à busca da felicidade, da realização pessoal e do sentido da vida. Não raras vezes o psicólogo é o último recurso buscado por aqueles cujas angústias e dilemas íntimos assumem proporções tais que ameaçam a estabilidade de sua vida pessoal e profissional. Nessas horas o individuo é lançado ao dilema da esfinge – decifra-me eu devoro-ti – e o psicólogo é o guia, o condutor experiente que pode ajudar o sujeito a interpretar o enigma de sua existência”, discorreu no documento.
Já a professora emérita de psicologia na Universidade de Brasília (UnB), Julia Bucher, destacou que a prática é uma ciência recente, com centenário celebrado em 1979. Ao contextualizar a história desta ciência, Bucher lembrou a necessidade de abertura do mercado para preencher a crescente demanda no Brasil.
“A história do desenvolvimento da psicologia mostra a relação intrínseca com as políticas públicas de saúde e a necessidade de abertura do mercado de trabalho. As diferentes áreas da psicologia estão demandando que os cursos de psicologia preparem o profissional para estas novas áreas do mercado”, enfatizou.
Também participaram do evento a diretora do Conselho Federal de Psicologia, Márcia Mansur; o diretor-tesoureiro do Conselho Regional de Psicologia da 1ª Região (DF), Antônio Carlos Amâncio; a diretora de mestrado e doutorado em psicologia da Universidade Católica, professora Marta Helena de Freitas; e a professora emérita de Psicologia da Universidade de Brasília, Julia Bucher.
O dia do psicólogo é celebrado em 27 de agosto porque foi nesta data, no ano de 1962, que foi regulamentada a profissão no Brasil, com a edição da Lei nº 4.119. O profissional desta área da saúde se dedica a analisar o comportamento do ser humano para ajudá-lo a enfrentar os problemas emocionais.

Assessoria de Imprensa