Prefeitura amplia financiamento a quem se destaca em cursos de qualificação


Prefeitura amplia financiamento a quem se destaca em cursos de qualificação
A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com instituições financeiras, vai oferecer crédito para 500 pessoas que se destacarem nos cursos do Pronatec e tiverem interesse de abrir ou expandir o próprio negócio.
“No início do ano decidimos oferecer crédito para as 100 mulheres que mais de destacassem nos cursos, mas percebemos um grande interesse de vários alunos e conseguimos ampliar o número de financiamentos para alcançar mais pessoas e garantir apoio aos microempreendedores. O cidadão ganha e a cidade também”, afirmou o prefeito Mauro Mendes.
Os financiamentos serão realizados através do programa Cidadão 100%, em que os interessados podem procurar a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que tem parceria com a Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Banco do Brasil e Sicredi.
Os financiamentos podem ser de R$ 150 a R$ 15 mil, com juros de 0,48% ao mês, para compra de equipamentos ou mesmo para capital de giro.
“A ideia é tirar essas pessoas da informalidade e garantir a melhoria da renda”, disse o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade.
Cidadão 100%
O programa Cidadão 100% tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da população e fomentar a geração de emprego e renda.
Por meio do Cidadão 100%, as pessoas interessadas receberão orientação e apoio para se tornar microempreendedores e terão acesso a linhas de crédito para investir em seus negócios. Além disso, poderão obter financiamento para construção e reforma de casas.
O Cidadão 100% garantirá o suporte financeiro necessário a microempreendedores individuais, com o objetivo de expandir e facilitar o acesso ao crédito para seus planos de negócio através de linhas de crédito oferecidas por instituições financeiras parceiras.
Para que consigam dar os primeiros passos e se manter no mercado de trabalho, os novos empreendedores serão acompanhados e poderão participar de treinamentos e contar com a consultoria dos técnicos do Sebrae.
Fonte:  Carol Sanford