Menegatti comemora sanção da Lei todos contra a pedofilia por Beto Richa


O governador Beto Richa sancionou, na terça-feira (13), a lei aprovada Todos Contra a Pedofilia
Autoridades comemoram a aprovação da Lei, agora estadual

Autoridades comemoram a aprovação da Lei, agora estadual


O governador Beto Richa (PSDB) sancionou, na terça-feira (13), a lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná que institui a Semana Estadual Todos Contra a Pedofilia, que será realizada anualmente, de 13 a 18 de maio.
A lei prevê uma série de ações educativas e preventivas contra a violência sexual de crianças e adolescentes.  A sanção da lei foi assinada durante uma reunião com lideranças políticas e religiosas, representantes da sociedade civil e policiais, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Participaram da cerimônia os deputados estaduais Leonaldo Paranhos (PSC) e Gilson de Souza (PSC), além de vereadores proponentes da Lei em Cascavel, Jorge Menegatti (PSC) e Vanderlei Augusto da Silva (PSC).
O governador colocou toda estrutura do Estado à disposição da Associação Paranaense Todos Contra a Pedofilia. O movimento iniciou neste ano, com a aprovação de uma legislação municipal de Cascavel.
Com as campanhas educativas e preventivas, as denúncias de abusos a crianças aumentaram em 80% em Cascavel. Izabel Tavares, integrante da Associação Paranaense Todos Contra a Pedofilia, afirmou que a assinatura do documento é um marco histórico para a entidade. Ela pediu ao governador apoio para que entidade seja reconhecida oficialmente pelo Estado.
Uma das participantes do encontro foi a subtenente Tânia Guerreiro, policial militar do Paraná capacitada para o combate à pedofilia. Tânia viaja o Brasil fazendo palestras e orientando a população sobre o assunto. Segundo ela, a cada oito minutos uma criança é abusada sexualmente no Brasil, enquanto apenas 1% dos criminosos é preso.
Vale registrar que o movimento teve início em Cascavel há alguns anos, mas só após ter se transformado em Lei na Câmara é que ganhou notoriedade nacional. “Estou muito feliz, pois esse projeto passou por essa Casa de Leis, gerou uma mobilização nacional e hoje também é Lei em nosso Estado”, comenta o vereador Jorge Menegatti.