Galindo e ex-secretários devem ser ouvidos na Câmara


O prefeito Mauro Mendes também poderá ser chamado a dar esclarecimentos

MidiaNews
Clique para ampliar 
Ex-prefeito de Cuiabá, Chico Galindo deverá ser ouvido na CPI dos Maquinários
ISA SOUSA
DA REDAÇÃO
O ex-prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), deve ser convidado a dar esclarecimentos na CPI dos Maquinários. A informação é do presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, vereador Toninho de Souza (PSD).

Criada na semana passada, a CPI tem como objetivo apurar suspeitas de irregularidades na licitação de R$ 9,5 milhões, realizada pelo atual chefe do Executivo, Mauro Mendes (PSB), para o aluguel de máquinas pesadas.
"Ouvir o ex-prefeito será importante para saber qual era o quadro quando ele deixou o cargo, em dezembro passado. Queremos saber quantas e quais máquinas o Galindo comprou e quantas o Mauro Mendes recebeu em janeiro de 2013"

O caso ganhou repercussão, primeiramente, pelo fato de Galindo ter comprado 67 máquinas, no final do ano passado, o que, para os parlamentares de oposição, seria motivo suficiente para não se alugarem mais equipamentos.

Outro fato polêmico é que o vencedor da maioria dos lotes da licitação, no valor de R$ 3,6 milhões, é o empresário Wanderley Fachetti, doador de campanha eleitoral de Mendes, sócio e amigo do prefeito.

“Ouvir o ex-prefeito será importante para saber qual era o quadro quando ele deixou o cargo, em dezembro passado. Queremos saber quantas e quais máquinas o Galindo comprou e quantas o Mauro Mendes recebeu em janeiro de 2013”, explicou Toninho de Souza.

“É claro que esse processo todo também passa pelo staff do ex-prefeito e do atual. E queremos chamar os secretários das pastas envolvidas no uso dos maquinários”, completou.

Rogério Varanda, ex-secretário municipal de Serviços Urbanos da gestão de Mendes, é um dos que devem ser ouvidos.

No fim da semana passad,a o relator da CPI, vereador Ricardo Saad (PSDB), afirmou que o depoimento do ex-assessorr seria importante no processo.

Para Toninho de Souza, ainda que não seja obrigatório, a Comissão deverá convidar o próprio Mauro Mendes para as oitivas.

“Ele não tem obrigação, mas poderá, sim, ser convidado. A presença dele seria fundamental para explicar a necessidade da locação desses maquinários. Para a própria dinâmica da CPI, seria interessante”, disse o vereador.

Leia mais sobre o assunto:

Vereador obtém apoio para investigar licitação de Mendes

Câmara define membros da CPI que investigará contrato

Mendes escala secretário para atacar João Emanuel

"O prefeito está com medo de ser investigado", diz vereador


PSD divulga nota em defesa do vereador João Emanuel

Presidente da Câmara processa secretário de Mendes

"Podem investigar que eu estou tranquilo", afirma Mendes

“Se a CPI preocupa é porque alguém deve", diz vereador
MidiaNews