Deputados mirins participam de reunião com o Presidente da AL


Romoaldo Júnior (PMDB) destacou importância do programa que oportuniza aos jovens o conhecimento prático da atuação parlamentar

Vilson de Jesus


AL/MT
Os 24 deputados que integram a 5ª legislatura do Parlamento Mirim foram recebidos hoje (8) pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior (PMDB). Durante a reunião, que integra a agenda de atividades dos novos deputados mirins, o presidente destacou a importância de dar aos jovens a oportunidade de conhecer na prática o funcionamento da Casa de Leis e os princípios que regem a atuação parlamentar.

Os novos parlamentares têm idades entre 10 e 14 anos, alunos de escolas públicas e particulares de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Acorizal e Dom Aquino. “Estes jovens são especiais, pois foram escolhidos entre dezenas de candidatos para representar a juventude mato-grossense. Neste momento em que a juventude brasileira se torna cada vez mais protagonista de seu próprio futuro, o Poder Legislativo se orgulha de contribuir para a formação destes jovens para o exercício pleno da cidadania”, disse Romoaldo Júnior.

Ele destacou a relevância dos projetos elaborados pelos parlamentares mirins, que serão apreciados e votados em plenário a partir da posse marcada para o dia 26 deste mês no Plenário das Deliberações Renê Barbour. “São projetos que melhoram a vida das comunidades no setor de segurança, saúde, educação, transporte escolar, combate às drogas e inclusão social através do esporte. Os deputados mirins vão assimilar, na prática, a importância da política como instrumento para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, explicou o presidente da AL.

Romoaldo fez questão de conversar com cada estudante sobre a motivação que gerou os projetos individuais e ressaltou a presença majoritária das mulheres no Parlamento Mirim: 15 representantes, enquanto os homens são 9. “As mulheres são a maioria do eleitorado, mas esta maioria ainda não se traduz na representação legislativa. A eleição da presidente Dilma e de outras parlamentares municipais, estaduais e federais, certamente contribui para aumentar o interesse das jovens pela política, o que é muito saudável”, opinou.

Marcela Soares Monteiro, 13 anos, de Santo Antonio de Leverger, saiu satisfeita da reunião com o presidente do parlamento estadual. “Estes contatos são importantes para aumentar nosso senso crítico e nossos conhecimentos sobre o dia a dia dos deputados, sobre as formas de atuação para defender os direitos da população. Quero ser policial e por isso meu projeto cria agentes comunitários de segurança nas localidades”, explicou.

João Pedro Pães Bugalho, 11 anos, de Cuiabá, também considerou o contato com o presidente da Casa uma experiência positiva. “São oportunidades de vivenciar o dia a dia dos deputados estaduais, de conhecer o funcionamento da democracia e da política estadual. Desta forma os jovens podem descobrir novas formas de ajudar suas comunidades”, finalizou.

Os deputados mirins têm mandato de um ano e, durante esse período, desenvolvem as atividades típicas de um parlamentar, apresentando e votando projetos. Eles também terão a oportunidade de conhecer outros Poderes e instituições, além da Câmara dos Deputados e o Senado Federal, em Brasília, durante visita prevista para o final do ano.

O Parlamento Mirim mato-grossense foi criado pela Assembleia Legislativa com o objetivo principal de possibilitar aos alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, das escolas públicas e privadas, vivenciar e conhecer melhor a atividade parlamentar.