Nadaf sinaliza regularizar repasses; ajustes devem garantir os recursos


Valérya Próspero


Foto: Marcos Vergueiro
Foto: Marcos Vergueiro -- Secretário de Saúde Mauri Rodrigues
Secretário de Saúde Mauri Rodrigues
  O presidente da AMM Valdecir Luiz Colle, Chiquinho do Posto (PSD), está pressionando o Governo do Estado para regularizar os repasses da saúde. Ontem (11), o social-democrata se reuniu com os secretários Mauri Rodrigues (Saúde) e Pedro Nadaf (Casa Civil) para iniciar a rodada de negociações que teve continuidade hoje (12), com a presença dos presidentes dos Consórcios de Saúde.
  Nadaf afirma que o governador Silval Barbosa (PMDB) está disposto a entrar em acordo para, enfim, quitar os valores pendentes. O chefe da Casa Civil, no entanto, não garantiu que o Governo do Estado dispõe de recursos em caixa para cumprir o possível acordo que será definido. “Vamos ter que apertar de um lado e de outro e achar forma de pagar”, afirma.
  Mauri, contudo, informou que ainda não possui levantamento detalhado para divulgar os valores exatos da dívida com os municípios. Segundo o secretário de Saúde, há hospitais que já receberam os recursos e outros que ainda aguardam a transferência. “As discussões e cobranças dos municípios, além da promessa de pagamento, já dura pelo menos um ano”, lembra.
  Chiquinho, por sua vez, disse que a AMM considera urgente a regularização dos repasses da saúde. Segundo o dirigente, o atendimento à população já foi prejudicado pelos atrasos. “ Nos últimos 10 dias estamos cobrando uma ação do governo, através de contato com os secretários, para que a dívida seja quitada”, assinalou.
  A discussão abrange os repasses para a saúde básica, de média complexidade, restos a pagar de 2012. Além disso, estão em pauta a programação de pagamentos para 2013 e a Lei 9.870/2012, que dispõe sobre o percentual de repasse de recursos destinados ao desenvolvimento das ações de saúde. (com assessoria)
 
Ir para o BlogIr para o Blog

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com