MT não pode mais perder tempo, alerta Riva sobre obras da Copa




O presidente da AL-MT foi o entrevistado desta terça-feira (12) no Jornal do Meio Dia, da TV Record

KLEVERSON SOUZA - Assessoria da Presidência

Mato Grosso não pode mais perder tempo para executar as obras da Copa do Mundo de 2014. A afirmação é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), que concedeu entrevista nesta terça-feira (12) ao Jornal do Meio Dia, da TV Record. 
Questionado pelos apresentadores Lúcio Sorge e Evânia Costa sobre as obras para o evento futebolístico do próximo ano, Riva opinou que o Estado não corre o risco de perder a oportunidade de sediar os jogos do mundial, mas afirmou que o andamento das intervenções foi comprometido com a saída na segunda-feira (11) da construtora Santa Bárbara, que executava as obras da Arena Pantanal e Ster Engenharia, responsável pelas trincheiras do Santa Rosa, Mário Andreazza e Verdão.

De acordo com Riva, a falta de planejamento foi prejudicial, pois iniciar várias obras em uma mesma avenida, que conta com grande fluxo de veículos, é um risco, principalmente quando o calendário não é cumprido. “As obras estão praticamente todas atrasadas. Apesar disso, acredito que Mato Grosso vai cumprir com o seu papel. Mas, algumas obras vão atrasar logicamente, até porque no Brasil não é fácil tocar uma obra pública”, argumentou o presidente da Assembleia Legislativa. 

O parlamentar disse que segundo o Governo do Estado, foi feita a negociação para o desligamento das construtoras na condução das obras, pois estas não estavam cumprindo com o cronograma. “Acredito que deve licitar ou chamar a segunda colocada no último certame e espero a concretização desta segunda opção, se tiver respaldo jurídico e técnico para que mais tempo não seja perdido”, alertou.

CONSULTORIA – Ainda sobre as obras da Copa do Mundo de 2014, Riva ponderou que a Assembleia Legislativa já iniciou os trabalhos para a contratação de uma empresa de consultoria técnica para avaliar as intervenções para o evento futebolístico, além da execução do MT Integrado, que interligará 44 municípios por meio do asfalto e outros programas como o Pró-Concreto, Pró-Investe, que devem entrar em atividade neste ano.

“O Tribunal de Contas do Estado (TCE) exerce papel importante e elaborou relatório sobre as obras da Copa do Mundo. Porém, acreditamos que a Assembleia Legislativa precisa ter uma equipe para nortear os deputados, pois não temos como dar respostas à sociedade neste aspecto, sem um corpo técnico. No VLT, por exemplo, é necessário ter um especialista no assunto para nos ajudar no acompanhamento”, explicou. 

INCENTIVOS FISCAIS – Sobre a nova legislação para a concessão de incentivos fiscais, defendida por Riva na semana passada, o deputado estadual revelou que a Assembleia Legislativa já intensificou as discussões sobre o assunto e que nesta tarde, durante a reunião do Colégio de Líderes, este será o principal tema em debate. 

“Temos quatro missões importantes, uma é essa de discutir os incentivos fiscais por setor, com programas de incentivos específicos. Se for preciso, vamos postergar a vigência desta lei (7.958) que está em vigor, para que o Estado não perca o programa, que geraria um grande prejuízo. As nossas outras metas são quanto à aprovação de um novo código tributário, dar mais publicidade às leis ambientais e a elaboração e apreciação da Lei da Eficiência Pública (LEP-MT), que é um complemento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), obrigando o Estado a investir mais, diminuir gastos na atividade meio. Esta mudança seria nos três poderes”, pontuou. 

2014 – Sobre as eleições do próximo ano, Riva voltou a dizer que sua intenção é em não disputar nenhum cargo eletivo em 2014. “Já manifestei há muito tempo que a minha intenção é de não disputar mandato. Na política, nada é definitivo, mas o meu pensamento é este e vem desde a eleição passada. Acredito que cumpri meu papel na Assembleia Legislativa e posso ser útil ao meu Estado mesmo sem mandato”, considerou. 

Perguntado sobre um possível apoio ao senador Blairo Maggi (PR) na eleição para o Governo do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa destacou que sempre expressou sua relação com o republicano que é muito madura e boa. “Acho cedo sair lançando candidato, até porque não sei a intenção do senador. Já disse anteriormente que não tenho dificuldade em apoiá-lo, mas não posso sair declarando apoio, pois nem sei se ele [Blairo] é candidato”, concluiu. 

Mais informações
Assessoria de Imprensa da Presidência
Fones: 3313-6568/ 9952-1211/ 9976-5887

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com