José Riva defende TCE e admite atraso em obras da Copa


 

Órgão apontou atrasos de até 264 dias em obras da Copa
Mary Juruna/MidiaNews

Riva, com o secretário Maurício Guimarães, lidera parlamentares em visita a canteiro de obras da Copa

LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), defendeu a atuação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) no trabalho de fiscalização das obras da Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá e Várzea Grande. 

O órgão foi alvo de críticas, nesta semana, por parte de outros deputados estaduais, que usaram a tribuna da Assembleia para condenar o que tacharam de “sensacionalismo” e “marketing”, na divulgação de relatórios que apontam atrasos nas obras (leia mais AQUI). 

Riva lembrou que o TCE é um órgão auxiliar do Poder Legislativo e que seu papel é, justamente, fiscalizar.

“Não concordo que [a divulgação do relatório técnico] seja marketing, que tenha viés político. Afinal, o tribunal tem se empenhado em fazer a fiscalização e cumprir o seu papel. Tenho que ser justo. O conselheiro Antônio Joaquim tem preocupação com a fiscalização dessas obras, e ele está correto”, afirmou o presidente da Assembleia.

Apesar de discordar das acusações, Riva observou que a divulgação dos dados dos relatórios poderia ter sido feita de outra forma – apresentando-os aos deputados, por exemplo, antes de convocar coletiva de imprensa. 

“Eu acho que o TCE tem que convocar a Assembleia Legislativa, o Ministério Público e segmentos da sociedade para mostrar esses relatórios, antes de torná-los públicos. Mas, na verdade, a ordem não altera muito o fato, e o objetivo é o mesmo: ser útil à sociedade. E o TCE está sendo útil”, disse.

Atraso real

De acordo com o relatório do TCE, divulgado na última segunda-feira (18), entre as 24 obras analisadas, 21 registram atrasos que variam de 30 a 264 dias. 

O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), por exemplo, segundo o documento, está atrasado em 180 dias, enquanto a duplicação da Avenida Juliano Costa Marques, na lateral do Pantanal Shopping, está oficialmente com 264 dias de atraso. 

Apesar de a obra já estar visualmente pronta e com o tráfego liberado, ela ainda não foi recebida formalmente pelo Estado (leia mais AQUI). 

José Riva ressaltou que concorda que as obras da Copa estão, de fato, atrasadas, e que não se pode culpar o TCE por tornar público esse fato. 

“Tudo o que tem acontecido é até, certo ponto, positivo. Esse questionamento sobre o atraso das obras é importante. O momento é extremamente delicado, e já sabíamos que, nesse período chuvoso, as obras não teriam o andamento normal”, observou.

O deputado disse, também, que não se pode creditar o atraso no cronograma somente à gestão atual, e que a demora para começar as obras, ainda no Governo Blairo Maggi (PR), é a grande responsável pelo atraso. 

“Perdemos muito tempo entre a definição de Cuiabá como sede da Copa e o início das obras. Passamos muito tempo comemorando e não adianta vir agora cobrar agilidade, em pleno período de chuvas. Não podemos apenas ser críticos, temos que saber avaliar o momento”, disse.

“Mas, acredito que as obras vão ficar prontas. Acredito, inclusive, no VLT. E se o VLT não ficar pronto a tempo da Copa, não é o fim do mundo, pois ele também será até mais útil depois da Copa”, completou Riva.


0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com