A escola e os professores podem tratar do tema Pedofilia e orientar os alunos a adotar hábitos que ajudem a reduzir os riscos de crianças e adolescentes serem abordados por pedófilos através da internet.
Os casos que aparecem nos meios de comunicação podem ser usados como ponto de partida para debates em sala de aula. O professor pode questionar os alunos sobre a maneira como acessam a rede, que medidas de segurança utilizam e como se relacionam com outras pessoas no ambiente online. Veja abaixo algumas perguntas que podem ser feitas aos alunos para conduzir a conversa e as orientações sobre segurança que devem ser passadas a eles.
Os casos que aparecem nos meios de comunicação podem ser usados como ponto de partida para debates em sala de aula. O professor pode questionar os alunos sobre a maneira como acessam a rede, que medidas de segurança utilizam e como se relacionam com outras pessoas no ambiente online. Veja abaixo algumas perguntas que podem ser feitas aos alunos para conduzir a conversa e as orientações sobre segurança que devem ser passadas a eles.
- De onde você acessa a internet? Há um computador na sua casa? Onde ele fica? Se a criança tem seu próprio computador, ele deve ficar em uma área comum da casa e não no quarto.
- Quanto tempo você passa na internet por dia? Seus pais limitam o seu tempo de navegação?Os pais devem criar regras razoáveis para a criança usar a internet em casa e explicar a razão das regras, relacionando-as à segurança e à saúde da criança. Essas regras devem ficar junto do computador e os pais devem observar se elas estão sendo seguidas. É preciso estabelecer também quanto tempo a criança pode navegar por dia.
- Você tem perfil no Orkut ou em outra rede social? Que tipo de informação sobre você e sua família está no seu perfil?Oriente as crianças e adolescentes a não fornecer para estranhos informações pessoais como endereço, telefone, nome da escola em que estuda, nome dos pais ou e-mail. Recomende que a criança utilize apelidos – é uma maneira de proteger informações pessoais.Explique às crianças e adolescentes que não devem publicar fotos e imagens com dados pessoais, como placa do carro da família ou ponto de referência que permita identificar sua casa ou apartamento.
- Você já foi abordado por algum estranho na internet? Através do Orkut, do MSN, por email? Como você reagiu?Crianças e adolescentes devem ser encorajados a denunciar atividades suspeitas e a conversar com algum adulto.
- Você já se encontrou pessoalmente com alguém que conheceu na rede? Alguém da sua família acompanhou esse encontro?Se a criança ou adolescente conheceu alguém na internet e quer encontrá-lo pessoalmente, é essencial que a família tome alguns cuidados:
- Marcar o encontro em lugar público e seguro, como um shopping center.
- Ir acompanhado por um amigo, parente ou alguém a quem possa recorrer em caso de problemas.
- Avisar outras pessoas sobre o encontro, informando local, data e horário.






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