Defesa Civil de Cuiabá atende famílias atingidas pelas chuvas


Carros submersos na UNIC
Carros submersos na UNIC. Imagem registrada nesta segunda-feira.
A Defesa Civil de Cuiabá está auxiliando as pessoas que sofreram algum tipo de dano em função das chuvas registradas ontem (18) e hoje (19) na capital. Cerca de 230 famílias tiveram as residências atingidas pelas águas. Segundo o coordenador da Defesa Civil da Capital, Oscar Amélito, desde a tarde de ontem diversas equipes estão em campo para atender aos necessitados. Um grupo de assistentes sociais tem visitado as residências, levando colchões e alimentos aos que perderam seus bens nas enxurradas.Também está sendo distribuído hipoclorito de sódio para que seja promovida a desinfecção dos imóveis.

Os bairros mais atingidos pelas chuvas foram Parque Geórgia, Cohab São Gonçalo, Parque Atalaia, Jardim Vitória, 1º de Março, Porto, São João Del Rey, além dos residenciais Morro de Santo Antônio e Coxipó. Parte dos alagamentos, conforme Oscar Amélito, foi registrada em regiões de ocupação irregular.
“O problema envolvendo áreas de risco é grave, não só em Cuiabá, mas em todo o país. Temos aproximadamente cinco mil famílias nessas condições e estamos agora fazendo um levantamento junto com Ministério de Integração Nacional e o Ministério das Cidades para identificar cada uma delas”, salientou.
A situação é detectada, por exemplo, na região do Parque Geórgia. “Na última enchente, ocorrida há oito anos, várias famílias que estavam em condições irregulares foram retiradas e hoje verificamos a permanência de outras nos mesmos locais”, declarou Amélito.
Somente nesta segunda-feira, o acumulado de chuva atingiu 127.8 milímetros. Segundo o secretário de Obras Públicas de Cuiabá, Marcelo Oliveira, os projetos de engenharia são feitos baseados em uma média de chuvas e o volume registrado foi bem acima do esperado. O secretário informou ainda que um levantamento sobre obras necessárias para os córregos da cidade já está sendo realizado.
Nesta segunda-feira, chuva intensa de cerca de duas horas foi suficiente para transbordar o córrego do Barbado e encher de forma significativa o córrego 8 de abril.
Limpeza de córregos
De acordo com a prefeitura de Cuiabá, a limpeza de córregos é realizada de forma contínua. Após as chuvas, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão nas ruas dando continuidade aos trabalhos.
Além do município, a população também tem o dever de manter os córregos limpos. “Cada um pode fazer a sua parte, não jogando lixo nos córregos”, ressalta o secretário de Serviços Urbano, Rogério Varanda. (Com assessoria)

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com