Daltro perde controle sobre Brasília e Eder Moraes assume comando



Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

Aos poucos o ex-presidente do MT Fomento, ex-chefe da Casa Civil e ex-secretário Extraordinário da Secopa, Éder Moraes (sem partido), começa a retornar a vida pública e fazer parte do poder dentro da administração pública estadual. Moraes foi nomeado para exercer cargo dentro do gabinete do vice-governador Chico Daltro (PSD), mas como ele mesmo informou em entrevista exclusiva ao Olhar Direto, a Secretaria de Assuntos Estratégicos será desvinculada da Vice-Governadoria e responderá diretamente ao governador. 


Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial de quinta-feira (14), que circula nesta sexta-feira (15). Segundo Eder, o escritório em Brasília vai trabalhar em três eixos principais. O primeiro trata da articulação institucional junto aos Ministérios, com vistas a abrir portas e facilitar as relações entre Estado e União.

O segundo eixo vai buscar ampliar as conversas com o Congresso - Senado e Câmara, e a partir daí identificar o trabalho de emendas parlamentares, o andamento destas emendas, o acompanhamento das matérias que tramitam no Congresso e que são de interesse da população mato-grossense. 

O último e único eixo de trabalho que nunca foi realizado será criar uma relação com as embaixadas. “Venderemos para outros países os produtos em comum que Mato Grosso tenha com outros países, a fim de fomentar áreas como Educação e Turismo, entre outras”, explica Eder Moraes. 

O novo secretário acrescenta que já pediu ao escritório que comece a fazer um raio-x dos trabalhos que serão desenvolvidos. “A partir da próxima semana começaremos a conhecer a fundo Ministério por Ministério, na tentativa de descobrir quais são as linhas de crédito que cada pasta pode acessar”. 

Eder destaca que a confecção de um planejamento estratégico para dar início aos trabalhos do escritório já começou a ser feito. “Vamos iniciar um trabalho que nunca foi feito, vamos vincular secretarias a programas destinadas a elas, com o objetivo de tirar melhor proveito das fontes destinadas as áreas como saúde, social, infraestrutura e etc”.

Outra ação que ficará a cargo do escritório é a interiorização destas ações. “Sabemos do papel que a Associação Mato-grossense (AMM) desenvolve junto aos municípios, mas entendemos também que o governo deve exercer sua função de promover o desenvolvimento em todo o território, por isso levaremos consultoria e ajuda aos municípios de todas as partes de MT”.

Bola dentro

É possível que a articulação do PR arquitetada por meio do deputado estadual Emanuel Pinheiro, que começou a atacar os ‘super-poderes’ do vice-governador Chico Daltro (PSD) e o denunciou por suposto acúmulo de cargos na administração pública – Daltro foi designado para comandar a Secretaria de Cidades, tenha contribuído para a perda de poder do vice-governador e a retomada de projeto político de Eder Moraes, que não escondeu suas intenções de se candidatar ao governo do Estado em 2014.

Moraes foi convidado por partidos como PMDB, PTB, PSC e PRB, entre outros, para compor o quadro destas siglas e ser lançado como possível candidato a governador nas eleições de 2014.

Fonte:http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Daltro_perde_controle_sobre_Brasilia_e_Eder_Moraes_assume_comando&id=311557

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com