A Prefeitura de Cuiabá realizará, no dia 22, várias atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado em 24 de março. O objetivo é conscientizar a população sobre os sintomas e tratamento da doença. O evento ocorre entre as 8h e 12h, na Praça Alencastro.
A tuberculose é um grave problema de saúde no Brasil, em particular, Cuiabá. Em 2012, o município apresentou 562 casos da doença, sendo que 68,7% obtiveram cura, percentual considerado baixo, levando-se em conta que a meta é de 85%. Os casos de abandono de tratamento registraram 8,4%, bem acima do percentual aceitável que é abaixo de 5%.
“É fundamental que se enfrente este agravo em todos os níveis de atenção à saúde, dando visibilidade ao seu controle e intensificando as ações de prevenção/tratamento em nossas unidades de saúde. A tuberculose está no ar, se não tratar, pode matar”, afirmou responsável técnica pelo Programa de Tuberculose de Cuiabá, Frances Olívia.
Durante o evento, serão distribuídos panfletos, profissionais darão orientações sobre a doença, além de atividades e apresentações culturais que serão realizadas por alguns parceiros convidados.
As unidades básicas de saúde realizarão palestras, distribuição de folders, orientações sobre a doença, busca ativa de assintomáticos respiratórios, ressaltando a importância do diagnóstico precoce para a cura do doente.
Fonte: Euziany Teodoro - (65) 3645-6054
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com