Por Assim caminha a Humanidade | Direito e Torto | Idéias e questionamentos | Nação brasileira - 28/02/2013 14:10
em
Tam, os aeroportos e a Copa
por ADEMAR ADAMS
por ADEMAR ADAMS
Fiz uma viagem ao Uruguai esses dias e fiquei mais uma vez observando a situação dos nossos aeroportos e das empresas de aviação.
Pra começar, comprei a passagem através de uma agência e logo depois mudaram a hora da viagem. Tentei pela internet achar um horário mais confortável. O site da Tam respondeu que havia passagem para o mesmo dia, até mais barata, mas a troca só seria possível numa loja deles, cuja lista está no site.
Fui à loja de um shopping. “Aqui não podemos fazer isso, só no aeroporto”. Como tinha outra viagem, busquei as ditas lojas, mas elas só atendem no horário comercial. Não teve jeito, fiquei 10 horas em Guarulhos esperando a avião a Montevidéu.
Na volta, voo marcado para 12h45, mas nada de chamarem para o embarque. Fomos ao balcão da Tam e disseram que o avião que viria do Rio, tivera problema e retornara. Perguntei se não fariam um anúncio oficial. “Não, vamos atender individualmente”. Aí, na pressão liberaram a sala vip, internet e almoço. O Embarque ficou para as 17 horas. Pelo que se apurou, o voo fora cancelado por falta de passageiros.
Ouvi de outros passageiros mais histórias de desrespeito com os passageiros por parte da Tam.
Chegando à São Paulo ficamos 20 minutos dentro do avião esperando a escada de desembarque. Depois, mais um tempo injustificável para a entrega das malas. Vergonha pura…
Guarulhos
O aeroporto de Guarulhos mais parece uma velha rodoviária. Menos os preços nas lanchonetes internas. Um lanche ou um suco tem preços europeus, inacessíveis às pessoas com menos recursos.
Como na última década o número de passageiros aumentou muito, deve ter triplicado pelo menos, deveriam ter aumentado os espaços, mas nada foi feito. Faltam bancos nas salas de espera, faltam orientações aos passageiros e os banheiros são de quarto mundo. São poucos, sujos, deteriorados, não oferecem capas descartáveis para os assentos e nenhum tem ducha higiênica.
Mal. Rondon
O nosso aeroporto com suas reformas sem fim, tem uma coisa grave que é a falta de estacionamento. Nas horas de maior movimento é um caos.
Quero saber se aquele estacionamento privado em frente, usa área pública ou privada? Se for pública deve ser desocupado para ser usado para os veículos que transitam trazendo ou levando passageiros. Se não for, deve ser desapropriado.
E a Copa?
Faltam quinze meses para a Copa do Mundo. Se os nossos aeroportos continuarem como estão e as companhias de aviação mantiverem esse atendimento relaxado, vamos passar muita vergonha.
Mas não serão só os péssimos políticos, o trânsito caótico e o transporte aéreo deficiente que teremos para mostrar aos estrangeiros. Para completar o fiasco, a nossa seleção não vem dando mostras de que poderá compensar tanta incompetência do Estado e da iniciativa privada.
Ademar Adams é jornalista em Mato Grosso
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com