O vereador reeleito, Wanderley Cerqueira (PSD), pode desbancar o calouro Waldir Bento da Costa – o doutor Waldir (PMDB), na disputa pela Presidência da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, para o biênio 2013/2014.
O social-democrata que iniciou a disputa do pleito pela mesa diretora com poucas chances - pode sair nesta terça-feira (01.01), vitorioso pela segunda vez como presidente da Casa de Leis.
O diretório municipal dos democratas na última quinta-feira (27.12) enquadrou os três vereadores eleitos do DEM, João Tertuliano – conhecido como “Joãozito”, Leonardo Mayer e Valdemir Bernadino – popular Nana, para não apoiar o Dr. Waldir, apesar de já terem hipotecado apoio ao peemedebista.
A mesma manobra foi adotada pelos membros do diretório do PSD, que haviam decidido enquadrar os vereadores reeleitos Maninho de Barros (PSD), Chico Curvo (PSD) e Pedro Paulo – popular Pedrinho (PSD), com perda de mandato se não apoiarem Cerqueira.
A situação do médico Waldir que estava confortável - parece que se tornou instável, com a dissidência dos parlamentares democratas e sociais-democratas. De acordo com documento apresentado na última reunião do PSD, por Wanderley Cerqueira, o PV, PSC e PTB apóiam sua candidatura a Presidência da Casa de Leis, tendo assim quatro votos.
Somados aos votos dos quatro do PSD (inclusive Wanderley), e dos três dos democratas, chegaria a 11. Pessoas ligadas ao DEM, disseram que o PRB, que tem dois vereadores, Sumaia Leite e Claido Cesltino – popular Ferrinho -, deve acompanhar os democratas e votar no social-democrata, assim como Fábio Saad (PTC), totalizando 14 votos.
No entanto, Dr.Waldir acredita que a disputa deve ser acirrada e que os votos nele confiados, por candidatos das duas legendas que foram enquadrados não devem mudar e permanece ainda muito confiante na vitória. Ele disse ao VG Notícias que 13 vereadores votarão nele no dia da eleição.
Ontem (28.12), última sessão plenária do ano, um dos comentários que mais se ouviam nos corredores da Casa de Leis, é que os parlamentares do PSD e do DEM que foram enquadrados por meio de uma resolução pelos respectivos partidos - iriam recorrer à Justiça para garantir o direito de votarem no peemedebista Dr. Waldir, já que estão comprometidos com ele enão querem voltar atrás.
por Lucione Nazareth/VG Notícias