Buscador deve retirar 500 mil links que infringem direitos autorais por dia.
Campeão de links infratores foi o buscador de arquivos FilesTube.
1 comentário
Este ano, o Google recebeu pedidos para remover 51,4 milhões de links de sites que infringiam direitos autorais na rede, conforme informou o site TorrentFreak.
Com base no Relatório de Transparência do Google (acesse aqui), atualizado semanalmente, o site especializado em notícias sobre direitos autorais calculou que o serviço de buscas tenha de retirar atualmente, uma média de 500 mil links infratores por dia.
Na semana passada, o Google recebeu um recorde de pedidos de retirada de links: mais de 3,5 milhões de URLs. O número, segundo o TorrentFreak, é 15 vezes maior do que o solicitado em janeiro de 2012.
As informações também mostram que o maior número de pedidos de remoção de links vem da associação das gravadoras americanas (RIAA, na sigla em inglês). Este ano, a RIAA pediu que mais de 7,8 milhões de URLs consideradas infratoras fossem retiradas do Google.
saiba mais
O campeão de links infratores no ano foi o buscador de arquivos armazenados FilesTube, com 2,3 milhões de links retirados pelo Google. O número parece grande, mas representa menos de 1% das páginas do site indexadas pelo Google, comparou o TorrentFreak.
O site The Pirate Bay foi o segundo maior alvo de pedidos de retirada de links (554,6 mil) no ano.
Em agosto, o Google começou a rebaixar a posição dos sites ‘piratas’ – que geravam maior número de pedidos de retirada de links - nos resultados de buscas.
Para ler mais notícias de Tecnologia e Games, clique em g1.globo.com/tecnologia. Siga também o G1 no Facebook e Tecnologia e Games no Twitter e por RSS.
Para ler mais notícias de Tecnologia e Games, clique em g1.globo.com/tecnologia. Siga também o G1 no Facebook e Tecnologia e Games no Twitter e por RSS.