Gazeta
Embora pregue o voto no vereador Onofre Júnior (PSB), a resolução do diretório municipal do PSB, que determina aos vereadores do partido votar em um candidato a presidência da Câmara da base aliada, na prática, ajuda o vereador Júlio Pinheiro (PTB). Isso porque, Júnior, que em janeiro assume seu primeiro mandato como vereador, ainda não viabilizou sua candidatura.
Com poucas chances de reverter o quadro, ele seria obrigado a apoiar e votar em Pinheiro, atendendo desejo do presidente do diretório municipal e prefeito eleito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB). O petebista é o único dos vereadores aliados a confirmar candidatura à presidência da Câmara.
A resolução que “enquadra” os vereadores foi editada na noite desta sexta-feira (28) e ocorre após notícias de que o presidente estadual da sigla, deputado federal Valtenir Pereira, estaria pedindo votos para o vereador João Emanuel (PSD). O deputado negou o fato, mas foi desmentido por diversos vereadores, que receberam ligações.
O cargo de presidente da Câmara ganhou ainda mais importância após a confirmação de que o vice-prefeito eleito, João Malheiros (PR), não tomará posse para continuar como deputado estadual. Juridicamente, será o presidente da casa legislativa o segundo na linha de sucessão do Executivo municipal.