Valérya Próspero
Rodinei Crescêncio
Vereador Adevair Cabral, do PDT
O vereador Adevair Cabral (PDT) lembra que a sigla obteve 25 mil votos nas urnas, só perdendo para o PSD e está aliado com o prefeito desde o primeiro momento. Com isso, a leganda tenta negociar mais 2 vagas na equipe, sendo cotadas Esportes; Trabalho e Desenvolvimento Econômico, além de Cidadania e Juventude. O parlamentar não descarta inclusive a indicação de seu nome para compor o primeiro escalão.
O PTB, liderando por Lamartine Godoy, também quer a oportunidade de dirigir entre 2 e 3 secretarias. O petebista garante que a sigla não está pressionando o prefeito diplomado, mas deve ter reunião com ele hoje. “Estamos em conversas preliminares, vamos dar tempo para o Mauro, ele vai ter o tempo dele”, ressalta Lamartine.
Para conseguir o espaço no Executivo, o partido conta com a força de ter ampla base no Legislativo e força política na eleição do socialista. A sigla elegeu 4 vereadores. Lamartine não quis citar possíveis pastas, mas entre os nomes para lista de indicação estão Silvio Fidelis (atual secretário de Educação), Tânia Matos (atual secretária de Trabalho e Desenvolvimento Econômico), o vereador eleito Dilemário Alencar, Alex Vieira Passos (presidente da Sanecap) e Lécio Monteiro (atual secretário de Meio Ambiente). O petebista disse que seu nome não estava cogitado, mas após conversa com os vereadores eleitos Dilemário, Julio Pinheiro e Leonardo de Oliveira, ele deve entrar na lista.
A situação deve ficar ainda mais favorável aos petebistas com a viabilização da corrida pela Mesa Diretora com presidência de Julio Pinheiro (PTB). Adevair Cabral acredita que Pinheiro só deve concorrer com João Emanuel (PSD), pois Onofre Júnior (PSB), que tentava entrar no páreo, não teria conseguido respaldo dos colegas. Diante do quadro, o pedetista acredita que o prefeito diplomado deve apoiar Pinheiro. “O Mauro não vai querer um presidente de oposição”, avalia o pedetista, se referindo a João Emanuel, cuja sigla apoiou a candidatura de Lúdio Cabral (PT), adversário de Mauro no segundo turno, principalmente agora que está sem vice, com a renúncia de João Malheiros (PR).
As pastas que costumam ser mais cobiçadas, contudo, já foram preenchidas. Educação e Saúde têm os maiores orçamentos e vão ser administradas por Gilberto Figueiredo e Kamil Fares, respectivamente. Fazenda e Governo, que também são desejadas, estão com Guilherme Muller e Fábio Garcia. Outro nome definido é Marcelo Padeiro, que ficará em Obras.http://www.rdnews.com.br/noticia/ptb-conta-com-base-na-camara-para-reivindicar-3-secretarias





