Prado é o mais votado e deve comandar MP


Flávia Borges, repórter do GD
Otmar de Oliveira
Paulo Prado deve voltar a chefiar o MP
A lista tríplice para a escolha do novo comandante do Ministério Público de Mato Grosso, que chefiará o órgão entre 2013 e 2015, foi fechada nesta quarta-feira (5) e será encaminhada agora para o governador Silval Barbosa (PMDB), que tem a prerrogativa constitucional de indicar qualquer um dos nomes para a função. A partir da nomeação do escolhido pelo governador, cessa qualquer tipo de ascendência do Executivo sobre o chefe da Procuradoria Geral de Justiça.

A lista é composta pelo ex-procurador-geral Paulo Roberto Jorge do Prado e pelos promotores Antônio Borges Pereira e Roberto Aparecido Turin. Prado obteve 102 votos, enquanto Borges e Turin ficaram praticamente empatados com 88 e 85 votos, respectivamente. A tendência é que Silval bata o martelo em torno do nome de Prado.
Prado foi procurador-geral por dois mandatos consecutivos. Ele deixou o cargo em 2009, quando Marcelo Ferra assumiu a função. Hoje, ele ocupa a chefia do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
José Antônio Borges Pereira, atualmente, está lotado no Centro de Apoio Operacional e foi presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público.
Roberto Aparecido Turim atua na área de patrimônio público e concorreu ao cargo no processo eleitoral que reelegeu Marcelo Ferra.
A eleição, que ocorreu nesta terça-feira (4), contou com 597 votos, já que 169 promotores e 30 procuradores de Justiça votaram em 3 nomes distintos para compor a lista tríplice. Eles têm a opção de votar em 3, 2 ou apenas 1 candidato.
Integram a Comissão Eleitoral o procurador de Justiça Hélio Fredolino Faust e os promotores Miguel Slhessarenko Júnior e Sasenazy Soares Rocha Daufenbach. (Colaborou Marcos Lemos)
Acompanhe o GD também pelo Twitter: @portalgazeta