PR terá 2 na equipe de Mauro; 3 do PV brigam por pasta - veja cotados


Romilson Dourado

-- José Rodrigues conduzirá o social
José Rodrigues conduzirá o social
-- Antenor Figueiredo fica com Trânsito
Antenor Figueiredo fica com Trânsito
    O prefeito diplomado Mauro Mendes (PSB) anuncia hoje entre 3 a 5 novos nomes que comporão o secretariado. EsteBlog apurou que, após muita negociação interna, o PR já tem como certo 2 indicações para o primeiro escalão. Uma é do fiscal de tributos da Prefeitura de Cuiabá, Antenor Figueiredo, que concorreu a vereador e ficou na segunda-suplência. Obteve 2.280 votos. Antenor será secretário de Trânsito e Transporte Urbano. O outro nome referendado pela cúpula republicana e com sinalização positiva de Mauro é do secretário-adjunto de Trabalho e Assistência Social do governo Silval Barbosa, José Rodrigues Rocha Júnior. Ele integra a equipe da área social do Estado desde o período em que a então primeira-dama Terezinha Maggi conduzia a pasta. Agora, será secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano da Capital.
-- Serafim pode ir para Finanças
Serafim pode ir para Finanças
-- Suelme Biella na Cultura
Suelme Biella na Cultura
    Suelme Biella, afilhado político de Mauro e que obteve 1.402 votos na disputa a vereador pelo PSB, é cotado para a Cultura. Também surge como opção para a pasta de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.
   O PV bate duro para assumir o Serviços Urbanos. O nome mais cotado é do ex-vereador Zito Adrien, mas há forte pressão, inclusive do presidente nacional do partido, José Luiz Pena, que até telefonou para o prefeito diplomado, fazendo lobby para o escolhido ser Aluízio Leite. Existe ainda um terceiro nome do PV como alternativa para ocupar a pasta que ficará sob a legenda. Trata-se do suplente de vereador Rogério Varanda. Dos 3, o que tem mais chance de entrar na equipe e Adrien.
    Para o Planejamento e Finanças, o nome mais forte é do empresário e ex-superintendente da Federação das Indústrias (Fiemt), Francisco Serafim de Barros. Antes, Mauro fez convite ao advogado, contador e seu amigo de 3 décadas, inclusive desde a época de faculdade, Paschoal Santullo, que declinou da ideia de assumir secretaria. Paschoal também recusou o posto de procurador-geral do Município. O vereador reeleito pelo PDT Adevair Cabral se articula para manter no Esportes o professor João Bosco Ferreira da Cruz, que substituiu na pasta o próprio Adevair.
    Até agora, oficialmente, Mauro anunciou 5 secretários. Mantém na pasta da Fazenda o técnico Guilherme Muller. Fábio Garcia será secretário de Governo. Marcelo de Oliveira, o Padeiro, deixa de ser adjunto da Secopa para comandar a Obras da Capital. Gilberto de Figueiredo também se afasta do Senai para assumir a Educação, enquanto o PDT, dentro da cota do senador Pedro Taques, emplacou o nome do médico Kamil Fares na Saúde.
    Mauro ainda tem dúvidas sobre quem escolher para várias entre as 21 secretarias, como Procuradoria-Geral, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, Cultura, Comunicação Social, Turismo, Desenvolvimento Urbano, Cidades e Controladoria e Contabilidade.
    Nos bastidores, o prefeito diplomado é cortejado por grupos políticos e por partidos que nem fizeram parte do arco de alianças, como o PTB do prefeito Chico Galindo. Os petebistas reivindicam, por exemplo, a pasta de Desenvolvimento Urbano e até apresentam nome: o do atual secretário de Cultura, professor Sílvio Fidélis, que teve passagem pela tal secretaria. Mauro pediu tempo para avaliar a proposta e demonstra interesse em conquistar a legenda. É que, atraindo o PTB, ele teria na Câmara apoio da maior bancada, já que o partido elegeu 4 parlamentares. O deputado João Malheiros, que anunciou a renúncia do cargo de vice-prefeito, tentou mas não conseguiu emplacar o filho Justino Malheiros na secretaria das Cidades.
-- Luiz Henrique: Cuiabá-Prev
Luiz Henrique: Cuiabá-Prev
-- Máximo: Assessoria Especial
Máximo: Assessoria Especial
    Já o PPS terá 2 em cargos na equipe de Mauro, sendo eles o professor universitário Antonio Carlos Máximo, como assessor especial, e João Batista, ex-secretário do governo Blairo Maggi, para alguma assessoria estratégica do Palácio Alencastro. O advogado Luiz Henrique Senff, que teve 1.379 votos a vereador pelo PRTB, deve assumir a presidência do Cuiabá-Prev. Ele é sobrinho do deputado estadual Luiz Marinho (PTB). O ex-secretário de Comunicação e da Casa Civil do governo Blairo Maggi, Eumar Novacki, que hoje atua em Brasília, foi sondado por Mauro sobre o cargo de secretário municipal de Assuntos Estratégicos na Capital Federal. Por isso, passou a ser cotado ao posto, mas não há definição oficial nesse sentido.
http://rdnews.com.br/blog/post/pr-tera-2-na-equipe-de-mauro-3-do-pv-brigam-por-pasta-veja-cotados