A polícia britânica contabilizou 199 crimes de abuso sexual ou violação pelo falecido apresentador de televisão Jimmy Savile, após analisar as queixas de 450 pessoas, informou hoje.
A maioria das pessoas são mulheres e invocaram abuso sexual, mas 31 alegam que Savile, que morreu no ano passado com 84 anos, as violou, em alguns casos há muitos anos atrás.
Esta atualização sobre o decorrer da chamada operação Yewtree acontece um dia depois de ter sido detido um sétimo suspeito, de cerca de 60 anos, em Londres.
A investigação policial começou após a transmissão, em outubro, de um documentário na estação ITV com testemunhos de alegadas vítimas, desencadeando centenas de novas queixas.
O escândalo afetou também a BBC devido à suspeita de que terá ignorado sinais destes abusos, alguns dos quais poderão ter acontecido nas instalações da estação pública, para a qual Savile trabalhou durante muitos anos na televisão e rádio.
Entre os sete suspeitos detidos estão o antigo cantor Gary Glitter, o animador Freddie Starr e o ex-produtor da BBC Wilfred De'Ath e outros que a polícia considera que podem não estar diretamente relacionados com o apresentador de televisão, mas cujos abusos foram denunciados na sequência da controvérsia.
Lusahttp://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2012/12/12/policia-britanica-contabilizou-199-crimes-sexuais-e-450-potenciais-vitimas-de-ex-apresentador-de-tv





