
Da Redação
Um consenso está próximo de ser construído na disputa pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá que pode ter apenas uma chapa única como defendido pelo atual presidente e candidato a reeleição, Júlio Pinheiro (PTB) que estaria conversando com o outro pré- candidato, o novato João Emanuel (PSD). Resta saber qual dos dois que declaram não retirar seus nomes estaria disposto a recuar e ocupar um cargo de menor importância na Mesa Diretora neste primeiro biênio e possivelmente trocar de posição no segundo biênio.
“O mais importante não está na escolha de nomes mas, sim no fortalecimento do Poder Legislativo e da vontade de todos os 25 vereadores”, defendeu Júlio Pinheiro que sinalizou debater idéias e propostas como as defendidas pelos novatos de revisão do Regimento Interno com nova distribuição de competência nos cargos da Mesa Diretora e a criação de um Colégio de Lideres para definição de pautas de votação de matérias, e colocando sua gestão como de avanço e realizações.
A polarização na disputa, segundo Pinheiro é favorável ao Parlamento Municipal, mas o ideal é que haja consenso inclusive para se debater e propor as mudanças defendidas pelo grupo do vereador eleito João Emanuel (PSD). Já João Emanuel também vislumbra a possibilidade de uma chapa de consenso, e chamou o atual presidente para formalizar um entendimento em prol da Câmara Municipal de Cuiabá e do resgate de sua credibilidade perante a população da capital do Estado. “Acredito que o momento é de renovação e de se colocar em prática idéias novas que possibilitem se construir um Legislativo mais próximo da sociedade e de seus anseios”, acrescentou João Emanuel.
A Mesa Diretora será eleita, tão logo os novos e os vereadores reeleitos sejam empossados em sessão solene no dia 1 de janeiro no período da tarde, quando também acontecerá a posse do prefeito eleito Mauro Mendes (PSB).