Ao todo 18.614 pessoas fizeram o TIC, muitos que concluíram a primeira formação
SECOM/MT
Mato Grosso fechará 2012 no topo do ranking dos Estados que mais ofertam formação continuada aos educadores, na área de tecnologia educacional. Ao todo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e municípios, já formou mais de 40 mil profissionais das redes municipais e estadual de ensino, nos últimos quatro anos.Os cursos são desenvolvidos pelo MEC, por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo). As atividades são coordenadas pela Seduc, que é responsável pelo treinamento dos tutores, via Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros), que fazem o acompanhamento dos cursistas.
Desde 2009 há oferta de três cursos. São eles: Introdução a Educação Digital (IED), Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e o Projeto Integrado de Tecnologia ao Currículo (Pitec). Os três cursos são semi-presenciais, via plataforma e-proinfo com aulas presenciais (40%) e à distância (60%). O processo de ensino aprendizagem ocorre em um ambiente virtual, com a suporte de material impresso e DVD.
De acordo com o coordenador estadual do Proinfo, Edevamilton Oliveira, os cursos visam desde ofertar o primeiro contato dos profissionais com o computador, até a construção por parte deles, de aulas com a utilização do suporte tecnológico disponível nas unidades de ensino (laboratórios de informática). “Das nossas 737 escolas estaduais, 95% possuem laboratórios e até 2014 alcançaremos 100%” contou.
Etapas
Edevamilton Oliveira cita que a superação do analfabetismo digital de boa parte dos profissionais da educação ocorre por meio do IED. “Ao todo 27.257 educadores já fizeram esse curso, que possui carga de 40 horas. Além de informática básica o IED tem como foco a utilização desse aprendizado nas Escolas”. O segundo passo é o TIC com 100 horas que aborda a utilização de ferramentas virtuais de comunicação no processo educacional, como os blogs.
Ao todo 18.614 pessoas fizeram o TIC, muitos que concluíram a primeira formação. “O resultado foi um aumento significativo na criação de blogs por parte de professores e Escolas. Cerca de 80% das nossas Escolas já possuem essa ferramenta, que é utilizada para comunicação interna”, disse. Por fim, o Pitec que já formou 8.533 professores e tem como meta auxilia-los na preparação e realização de aulas em ambientes virtuais.
“O computador, a internet e todos os dispositivos tecnológicos precisam ser utilizados pelos educadores. Os alunos exigem aulas mais atraentes. A grande maioria das Escolas possuem laboratórios de informática. Por isso essas formações tem auxiliado os profissionais a aliar as pesquisas e ambientes virtuais, ao livro didático no processo de ensino aprendizagem”, finalizou.