Educação amplia formação de merendeiras em mais 40%


Redação
Ampliar em 40% os processos formativos destinados as técnicas em nutrição que atuam nas escolas da rede estadual é a meta de trabalho prevista para 2013 pela Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT). De julho de 2011 até novembro de 2012, 1.801 profissionais já passaram pelo processo que tem como objetivo a melhoria da qualidade da merenda escolar e do ambiente de trabalho.

A coordenadora de alimentação escolar da Seduc, Maria Helena Silva, pontua que a formação é dividida em etapas, teórica e prática, e é ofertada pela equipe de nutricionistas. “Fomos parceiros da rede municipal também por entendermos a importância do desenvolvimento dessas atividades”. Só em 2012, mais de um milhão de refeições foram servidas aos 450 mil estudantes da rede estadual. Municípios como Rondonópolis, Matupá, Apicás, Nova Bandeirantes, Paranaíta, Confresa, Alta Floresta, Barra do Garças, estão entre as cidades que já receberam os processos formativos.
No currículo das formações, que possuem carga horária de 20 horas, estão temas como as relações interpessoais, legislação sanitária, o preparo e o manuseio dos alimentos, e o armazenamento. “Também prestamos orientações sobre o uso controlado do sal, óleo e do açúcar”, explica a nutricionista Lízia Soares Penido.
Ainda segundo Maria Helena, a Seduc disponibiliza uma equipe composta por cinco nutricionistas para o desenvolvimento de mais de 200 cardápios para as unidades escolares, respeitando os valores nutricionais diários para uma alimentação saudável. “Cada gestor tem uma vasta listagem de opções e pode alternar os cardápios que tiverem maior aceitabilidade”.